No 27º programa, candidatos falam de agricultura e interior

Enquanto Passos não faz promessa nenhuma, Faria elenca uma série de promessas para o interior 

 

No programa de Beto Passos (PSD), seu vice, Renato Pike (PR) reforçou o pedido para que os eleitores votem pela renovação. Passos pediu aos eleitores que tomem conhecimento do seu plano de governo que, segundo ele, não tem somente promessas que não passam de aventuras.

Beto Faria (PMDB) agradeceu a receptividade dos eleitores que têm visitado. Na sequência falou sobre a área rural do Município, lembrando que trabalha há 30 anos com jovens da área rural.

Prometeu incentivo às agroindústrias existentes, estimular o fomento a essas agroindústrias, aprimorar a fruticultura e pecuária leiteira, mudas de pastagens e ovinocultura, além de ampliar a piscicultura. Prometeu ampliar o Porteira Adentro e o Sistema Municipal de Inspeção de Agroindústrias.

Disse, ainda, que vai recuperar estradas do interior e implementar as intendências distritais para que a Secretaria de Obras fique pertinho das comunidades interioranas.

Reclamou das chuvas constantes em Canoinhas e disse que a cidade tem 2,5 mil km de estradas rurais, o que corresponde à distância entre Canoinhas e o Tocantins. Intendências “Serão braços da Secretaria de Obras no interior”, afirmou. Disse que a prefeitura vai adquirir máquinas e caminhões para ficar nos pontos estratégicos do interior. “Cada um desses pontos vai se tornar uma Secretaria de Obras. Problemas serão resolvidos rapidamente. É bom para a agricultura e para o agricultor. Pode chover, que os problemas serão resolvidos já nos primeiros dias de sol. Isso demanda recursos, mas estou me preparando, com os pés no chão”, garantiu.

 

preto no brancoVamos aos fatos. Não há o que analisar da fala de Passos já que nenhum aspecto do seu programa de governo foi abordado. Já a fala de Faria, depois de 27 programas, mesmo que de forma superficial, aborda uma questão fundamental para a qual nenhum dos candidatos dá importância: como financiar as promessas?

A ideia de se criar intendências nos distritos é interessante, mas sem estrutura, claro, teremos mais um belo cabide de empregos à la SDRs. Faria promete comprar maquinário, mas bem sabe que o custo de uma patrola já é o suficiente para raspar o tacho do que sobrar para investir ano que vem. Não explicou o milagre de multiplicação de recursos, mas sua proposta, se bem-sucedida, pode enfim resolver um dos maiores problemas da sua gestão: a má conservação de estradas, pelo menos no interior.

 

 

 

Rolar para cima