Alesc celebra 55 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Haydeê Carvalho de Oliveira, a mais antiga voluntária de Canoinhas, foi homenageada                                   

 

A passagem dos 55 anos da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFECC) foi celebrada na noite desta segunda-feira, 10, com sessão especial na Assembleia Legislativa. A solenidade foi realizada por iniciativa do deputado Mauro de Nadal (PMDB) e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades de classe e profissionais da área da saúde.

Na ocasião também foram homenageadas as personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da Rede, que chegou a Santa Catarina no dia 6 de maio de 1961, tendo em Blumenau a primeira unidade.

De acordo com a presidente da RFECC, Marinez de Mattos, atualmente a entidade está presente em 59 municípios catarinenses, onde atuam cerca de 2,5 mil voluntários, responsáveis por cerca de 100 mil atendimentos a cada ano. As ações, com foco na prevenção e combate aos cânceres de mama e colo de útero, incluem palestras informativas, oficinas, reiki, sessões de fisioterapia, bem como oferta de lenços, perucas, chapéus, próteses mamárias, entre outras, totalmente gratuitas e abertas ao público. “A Rede Feminina não quer concorrer com o poder público, mas apenas somar esforços e firmar parcerias para atender, de forma humanizada, os nossos usuários”, disse Marinez.

Os recursos para a manutenção da Rede, informou, provêm de doações públicas e privadas, bem como de recursos arrecadados junto às próprias voluntárias e com a realização de eventos. “Nossas milhares de voluntárias, aqui representadas, estão presentes nos mais diferentes setores, nas linhas de frente da área da saúde, e travam verdadeiras batalhas para angariar recursos e garantir a qualidade nos serviços ofertados.”

Presente à sessão, a presidente nacional da Rede Feminina, a blumenauense Aglaê Nazário de Oliveira, destacou o trabalho realizado pela entidade, hoje presente em 22 estados, por meio de 500 núcleos. Ela afirmou ainda afirmou que o engajamento das voluntárias perpetua o ideal deixado pela jornalista Carmem Prudente, que criou o grupo de auxílio no ano de 1946, no município de São Paulo. “Todas somos dignas pelo que fizemos e pelo amor com que atuamos, e com isso levamos adiante os ensinamentos e a dedicação de Carmem Prudente às pessoas acometidas pelo câncer.”

Em seu pronunciamento, o deputado Mauro de Nadal também ressaltou o empenho e a dedicação das integrantes da RFECC em prol da sociedade. “A Rede é formada por voluntárias de todas as idades, pessoas de fibra, sempre batalhadoras e abnegadas em servir a sociedade catarinense por meio da causa comum de coordenar e cumprir ações de combate e prevenção ao câncer. Parabéns ao trabalho e dedicação de cada uma de vocês.”

 

Deficiências da rede hospitalar
As celebrações em torno dos 55 anos de fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Santa Catarina, não excluíram, entretanto, críticas envolvendo os serviços públicos hospitalares no estado.

A presidente da Associação de Brasileiros Portadores de Câncer (AMUCC), Leoni Margarida Simm, que falou em nome dos homenageados, apontou principalmente a demora, de até 14 meses, existente em alguns municípios, para a realização dos exames de diagnóstico por imagem, necessários para o estudo do tecido mamário. “Vocês acreditavam que isso voltaria a acontecer, quando há pouco estávamos com esse problema resolvido? Somente em uma única cidade, há 1.200 mulheres esperando por uma mamografia de rastreamento”, disse.

Segundo Leoni, a situação é particularmente angustiante para as pessoas que já apresentam lesões suspeitas de câncer. “Imagine o sofrimento dessas mulheres e suas famílias”, frisou, observando que atualmente 65% dos pacientes chegam para os exames de diagnóstico já com o câncer em estágio avançado.

Outro problema, prosseguiu, diz respeito à deficiência na oferta de medicamentos analgésicos nas instituições públicas de saúde. “Neste momento milhares de brasileiras e brasileiros portadores de câncer estão sofrendo com dor. E um dia com dor é um dia perdido.”

Por fim, ela reivindicou que a população catarinense tenha acesso à substância fosfoetamolamina sintética, que atualmente passa por testes de eficácia. “Não sabemos se funciona, mas defendemos o direito [dos pacientes] de tentar, pois o que nós é oferecido hoje é muito insatisfatório.”

 

Personalidades homenageadas pela RFECC

  • Deputado Mauro de Nadal
  • Marinez de Mattos, presidente da RFECC de 2013 a 2016;
  • Aglaê Nazário de Oliveira, presidente da RFECC de 2009 a 2012;
  • Zita Sander de Meireles, presidente da RFECC de 2005 a 2008;
  • Sônia Maria SIlveira Mastella, presidente da RFECC de 1993 a 2004;
  • Iná Tavares Moelmann (in memoriam), fundadora e presidente da RFECC entre 1961 e 1992.

Homenageados pela Alesc

  • Leoni Margarida Simm, presidente da Associação de Brasileiros Portadores de Câncer (AMUCC);
  • RFCC de Blumenau, a mais antiga unidade do gênero em Santa Catarina, fundada em 24/09/1973. Recebeu a homenagem a sua atual presidente, Tatiana Regina Lenzi Alvise;
  • RFCC de Campos Novos, a mais nova unidade em Santa Catarina, fundada em 06/11/2011. Recebeu a homenagem Sandra Almeida Chiocca;
  • Yolanda da Silva Cardoso, a mais idosa presidente da Rede – sede Lauro Müller;
  • Mirelle Cruz Debiasi Perico, a mais jovem presidente da rede – sede Orleans;
  • Haydeê Carvalho de Oliveira, a mais antiga voluntária – sede Canoinhas;
  • Luiza Leandro da Silva, a mais jovem voluntária – sede Lauro Müller;
  • Maria Inês Crepaldi, voluntária da RFCC de Porto União – União da Vitória (PR);
  • Rogério Tomaz, proprietário da empresa Equilíbrios, parceiro da RFECC;
  • Paulo Cesar Lopes, proprietário da rede Top Supermercados, parceiro da RFECC ;
  • Erick Brito, proprietário da Persysten, sistema de Gestão, parceiro da RFECC ;
  • Lirio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, parceiro da RFECC ;
  • Gilberto da Silva, diretor da Revista do Vale SC, de Blumenau, parceiro da RFECC ;
  • Giorgia Ahlmaray Kuerten dos Passos Schwegler, atual primeira vice-presidente da RFECC ;
  • Silvane Schaeffer, atual segunda vice-presidente da RFECC;
  • Waldete Testoni, atual primeira tesoureira da RFECC;
  • Wanda Maria Freiberger, atual segunda tesoureira da RFECC;
  • Maria Ciria Aragão Zunino, atual primeira secretária da RFECC;
  • Deonilda Girardi, atual segunda secretária da RFECC.
Rolar para cima