Cultivo de uva: Edital oferece oportunidade de parceria com a Embrapa

Foto: A Uva BRS Magna é uma das variedades oferecidas no edital/Divulgação/Embrapa

Produtores interessados em comercializar mudas da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) têm até o final da próxima semana para se inscrever no processo de oferta de cultivares protegidas de uva da Empresa. O edital é destinado a produtores de mudas com inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) e habilitação para videira e encerra-se às 17h da próxima sexta-feira, 16.

As cultivares de uva sem semente da Embrapa adaptadas às condições tropicais brasileiras e que proporcionam aumento na margem de lucro pela menor demanda de defensivos estão entre as dez cultivares dos lotes ofertados.

Os lotes de material propagativo para constituição de jardim clonal, produção e comercialização de mudas são compostos por 50 gemas por cultivar ao valor de R$ 250,00 cada lote, entregues aos produtores para o período de junho a agosto de 2014.

As gemas ofertadas aos viveiristas serão retiradas de plantas básicas com elevada sanidade e mantidas no Escritório de Canoinhas-SC, da Embrapa Produtos e Mercado, conforme destaca o técnico daquele escritório, Nelson Pires Feldberg.

 

DOCUMENTAÇÃO

Os produtores interessados em participar devem providenciar: carta indicando o nome das variedades de interesse e também a quantidade quando houver interesse em lotes remanescentes; documentação de qualificação técnica (infra estrutura e recursos humanos) e documentação de habilitação jurídica e regularidade fiscal. Os documentos deverão ser encaminhada via Correios.

 

PRODUTIVIDADE

As equipes de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho desenvolveram cultivares de uvas sem sementes para resolver problemas de baixa produtividade de cultivares importadas. Entre as opções oferecidas ao mercado nas colorações vermelha e preta constam do edital: a BRS Isis e a BRS Vitória, com oito lotes cada em oferta.

 

ALTERNATIVAS

De sabor aframboesado conforme pede o gosto do consumidor brasileiro, as três cultivares de uva para suco que constam do edital são: a precoce BRS Magna, que permite obtenção de dois ciclos anuais, com oito lotes ofertados. Há apenas um lote para a BRS Violeta, cujo trabalho de melhoramento genético conferiu ampla adaptação climática à cultivar permitindo sua indicação para as regiões de Juazeiro (BA) e de Campinas (SP), além de Noroeste de São Paulo e Norte do Paraná.

O Processo de oferta nº 04/2014, disponível por endereço eletrônicoEmbrapa/licitação.

Endereço para envio da documentação: Escritório de Canoinhas – Embrapa Produtos e Mercados, Rodovia BR 280, Km 231, Caixa Postal 317, CEO 89460-000 – Canoinhas (SC). Informações podem ser obtidas por, Campinas:e-mail; Canoinhas: e-mail; Petrolina: e-mail.

Rolar para cima