No campus, 941 estudantes fariam o Exame neste final de semana
O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nova lista, atualizada, das escolas e instituições ocupadas onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado. Nenhuma escola que já foi apontada na lista será excluída, mesmo que já tenha sido desocupada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O momento é, portanto, de dúvida entre os alunos que, a um dia das provas, aguardam um posicionamento para a realização do teste. O MEC só vai manter a prova neste fim de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, nas escolas que foram desocupadas até segunda-feira, 31, prazo limite que foi dado para a liberação dos colégios. Por isso, mesmo que estejam vazias neste momento estarão na lista do Ministério como locais inviáveis para realização das provas neste fim de semana.
Em União da Vitória, o cancelamento no exame no campus da Unespar já está confirmado.
Os portais do MEC já mostram o nome da instituição como um dos vários lugares do País que deixam de ser palco para o Enem no final de semana. Na terça-feira, o Ministério da Educação anunciou que a prova será adiada para 191 mil candidatos de 18 estados e do Distrito Federal. Esses estudantes terão de fazer o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.
No Vale do Iguaçu, por outro lado, estão mantidas as provas na Uniuv e na Uniguaçu, ambas sem ocupação.
O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame.