Dos 1836 inscritos para fazer a prova em Canoinhas, 28% faltaram no segundo dia
Dos 1836 inscritos para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Canoinhas, 28% faltaram no segundo dia de avaliação. No primeiro dia, esse percentual foi menor (27%). Em números, no primeiro dia, 498 faltaram. No segundo dia, 516. À nível nacional, a média de desistência da prova foi de 30%. A porcentagem é a maior desde 2009. Do total de aproximadamente 8,4 milhões que poderiam fazer o exame neste final de semana, 5,8 milhões compareceram às provas. No ano passado, as abstenções foram de 27,6%, de acordo com balanço geral divulgado nesta segunda-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, a variação em relação a anos anteriores foi mínima e a pasta considera que as abstenções se mantiveram constantes.
Segundo a organização do Enem em Canoinhas, não houve nenhum incidente.
Do total de mais de 8,6 milhões de candidatos inscritos no exame, 271.033 tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, em função das ocupações das escolas por todo o país. Segundo o Inep, dos 8.356.215 candidatos que poderiam fazer a prova neste final de semana, 5.848.619 fizeram o exame. O Amazonas foi o estado com a maior porcentagem de abstenções, 37,4% dos inscritos. Já o Piauí teve a menor taxa de abstenção, com 22,7%.
Estudantes que fizeram a prova na Escola Santa Cruz, o maior local de provas dos seis de Canoinhas, avaliaram que a prova foi mais difícil no sábado por causa das questões de Química e Física.
Temida por muitos candidatos, a redação foi elogiada por boa parte dos estudantes ouvidos pela reportagem na saída da prova, neste domingo, 6. O tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, seguindo uma tendência de anos anteriores em abordar temas sociais e ligados aos direitos humanos.
No segundo dia de provas do Enem, os candidatos tiveram que responder a 180 questões de matemática e linguagens, além da redação. No sábado, 5, no primeiro dia de provas, foram 180 itens de ciências humanas e da natureza.
ELIMINAÇÕES
Nos dois dias de aplicação, 768 candidatos foram eliminados do exame: 641 por descumprimento das regras do edital, 120 por portar objetos eletrônicos identificados por meio de uso de detectores de metal e sete por recusa de coleta de dado biométrico – esta foi a primeira vez que o Enem recolheu as digitais dos candidatos. O número de eliminações é maior que o de 2015 (740), mas inferior ao de 2014 (1.519) e de 2013 (1.522).
O exame registrou ainda 27 ocorrências, sendo 22 de falta de energia e cinco emergências médicas. De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a falta de luz não prejudicou a aplicação das provas para os estudantes que estavam nesses locais.