Presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e prefeito de Canoinhas, Beto Faria participou do encontro
O coordenador do Brasil na Conferência das Partes para o Controle do Tabaco, embaixador do Brasil na Índia, Tovar da Silva Nunes, e o diplomata Carlos Cuenca estiveram reunidos com parlamentares do Rio Grande do Sul, Adolfo Brito, Marcelo Moraes, Edson Brum, Pedro Pereira e Zé Nunes, em Greater Noida, na Índia. Durante o encontro, o embaixador Tovar assumiu o compromisso de repassar à comitiva brasileira na COP 7 todos os temas e definições debatidas nas plenárias que reúnem representantes de 181 países.
Os parlamentares e representantes do setor do tabaco no Rio Grande do Sul e Santa Catarina entregaram também ao Embaixador Tovar, documento contendo três temas para o Brasil defender na COP7: 1) Permanência da discussão sobre o tema do Tabaco junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e, não a migração para a Organização Mundial da Saúde, possibilitando assim a permanência do livre comércio que a Brasil exportação 2) Permanência dos atuais níveis de nicotina no cigarro. Não a diminuição de 1% para 0,4%, visto que não há esse tipo qualidade do fumo produzido no país. 3) Aumento a fiscalização aos produtos que entram contrabandeados via o Paraguai e Bolívia no Brasil.
O presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e prefeito de Canoinhas, Beto Faria, destaca a importância da participação do embaixador na convenção e o diálogo que tem mantido com a comitiva brasileira. “Na quinta-feira o embaixador terá uma agenda específica conosco para falar do possível interesse comercial de nossas empresas para exportar para a Índia, que é o segundo mercado consumidor mais populoso do mundo e prevê grande aumento do consumo nos próximos anos”, relatou Faria. A COP7 segue até o próximo dia 12, na Índia.