A lua aparecerá aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante no espaço
Nesta segunda-feira, 14, teremos uma super lua. A lua aparecerá aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante no espaço por estar no seu perigeu de sua órbita, ponto mais próximo da terra.
Em Canoinhas e região vai ser preciso muita torcida para ver o fenômeno. Apesar de o dia ter amanhecido com céu limpo e sol, a tendência é de que nuvens tomem conta do céu no fim da tarde e há, inclusive, possibilidade de chuva. Essa mesma previsão persiste pelo menos até quinta-feira, 17, segundo o Epagri Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado.
OCEANO
Em termos oceânicos, a super lua eleva o mar aproximadamente 10 a 15 cm além do que comumente previsto na costa catarinense, com altura máxima prevista em torno de 1,3m às 2h do dia 14, em Florianópolis, o que é próximo aos valores dos demais dias com a Lua Cheia e Nova (maré de sizígia).
Não há previsão de evento meteorológico significativo, como a atuação de um ciclone extratropical com vento Sul forte e ressaca para o fim e início da semana que possa provocar alagamentos e transtornos como o ocorrido no mês de outubro.