Policial que salvou bebê por telefone visita mãe e filho

Soldado Marcia Oleskowicz é da Polícia Militar de União da Vitória                                                                          

 

A Soldado Marcia Oleskowicz, da Polícia Militar de União da Vitória, atendeu na terça-feira, 15, uma chamada diferente no 190. A Soldado que trabalha na Central de Operações do 27º Batalhão de Polícia Militar recebeu uma solicitação, pelo telefone de emergência, de uma mãe que relatou estar com seu bebê afogado com leite materno.

Segundo a Soldado, a mãe do bebê, Luciana Aparecida dos Santos, estava muito nervosa e só dizia que Lucas, de apenas 52 dias, estava sem respirar. “A mãe relatou que a criança não respirava, que estava afogada com leite materno”, diz.

Márcia começou rapidamente a instruir a mãe.  “Eu pedi para ela  colocar a criança de bruços nos braços, com a cabeça para baixo, abrir as narinas da criança e bater nas costinhas”, explica.

Foi nesse momento, conforme a Soldado Marcia, que a mãe ficou ainda mais nervosa, dizendo ao telefone que o bebê na respirava. Márcia manteve a calma e instruiu a mulher a bater rapidamente três vezes nas costas do bebê. “Ela bateu e a criança chorou. Eu chorei junto. E tudo deu certo”, conta a soldado emocionada.

Enquanto Marcia orientava Luciana, uma equipe de Rádio Patrulha Auto foi até a casa da mulher. Ao chegar no local, a equipe foi informada que a mãe e o bebê estavam a caminho do Hospital.

Em contato com o Hospital, a Soldado Marcia conseguiu conversar com o médico que atendia o menino. Segundo o médico, para alívio de Márcia, estava tudo bem com a criança.

 

MANOBRA DE HEIMLICH

  1. Coloque o bebê de bruços sobre um dos braços.
  2. Encaixe o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme.
  3. As pernas devem ficar abertas, uma para cada lado do braço.
  4. Desça o braço cerca de 10 centímetros para o corpo ficar levemente inclinado.
  5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas para desobstruir as vias aéreas.
  6. O líquido deve sair pela boca e nariz.
Rolar para cima