Sagrado Coração de Jesus na década de 1930

Década 1931-1941

Decênio de grandes aspirações

Realizações – Sonhos – Esperanças

A escola não ficou apenas com o Curso Primário, os quatro anos tradicionais. O pré ou jardim de infância, também teve sua vez.

Em prédio à parte, construído em 1932, a alegria contagiante dos pequeninos nos proporcionou horas deliciosas.

Dedicaram-se a esta tarefa: Irmã Maria Querubina Seib, Irmã Maria Domitila Krets e Irmã Maria Cacilda Sfredo.

Curso Complementar:

Depois dos grandes esforços, da parte das irmãs, implantou-se, em 1932, o Curso Complementar com dois anos de duração. (Portaria nº 2548 da Secretaria do Interior e Justiça – Estado de Santa Catarina).

Assim em 1934, formou-se a primeira turma de Complementaristas.

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1936

Ano Auspicioso

O ano de 1936 foi auspicioso para o Colégio e para a população, por que não dizer para o Estado, com a criação do Curso Normal Secundário e equiparação do Colégio à Escola Normal do Estado.

Talvez nem a Escola, nem os alunos compreenderam o alcance, a importância, a abrangência deste curso.

“Pois as coisas grandes nascem muitas vezes de pequeninas sementes que caindo em terras férteis produzem frutos abundantes’’. (Augusto Cury)

Foi também auspicioso porque nesta região era o único Curso Normal.

Devido à situação econômica das famílias, não foi grande a procura pelo curso, apesar do reconhecimento de seu valor.

Foram matriculados 13 alunos, dos quais sete chegaram a concluí-lo.

A Escola Normal tinha por finalidade a formação de professores para o ensino primário da 1ª a 4ª série. Além do programa estabelecido pelo Estado, constava a Prática de Ensino que visava:

A)  ‘’habituar os alunos-mestres à convivência com as crianças;

B)  fornecer-lhes conhecimentos para a organização e manejo da classe;

C)  dar-lhes capacidade para ensinar pelos modernos processos;

D)  estimular-lhes o interesse pelos problemas peculiares ao ensino.

 

De modo geral, a marcha dos exercícios de prática se compunha de três fases:

A)  a observação dos trabalhos dos professores primários;

B)  com a participação nesses trabalhos;

C)  o governo autônomo da classe.

A colaboração dos professores do curso primário era indispensável’’

(Maria das Dores Daros)

 

Podemos afirmar que os professores do curso primário do Colégio Sagrado Coração de Jesus muito colaboraram com suas aulas modelo, na formação da normalista.

Foram grandes mestres que transmitiam ao longo dos anos, sábias experiências vividas junto às crianças – seus alunos

Sem eles, o curso normal não teria alcançado o seu objetivo com êxito e brilhantismo como alcançou.

Foi para o Curso Normal uma honra poder contar com uma equipe de professores do primário, tão eficiente quanto dedicada, na doação alegre às nossas crianças e adolescentes.

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