Canoinhas e região estão sendo representadas na Missão Técnica NRF pelo empresário e presidente do Sindolojas, Carlos Roberto Burigo
A delegação formada por 40 integrantes, entre eles empresários e gestores do Sistema Fecomércio SC, incluindo o presidente do Sindilojas Canoinhas, Carlos Roberto Burigo, participa até esta sexta-feira, 20, da 6ª Missão Técnica New York realizada pelo Senac. O roteiro incluiu visitas às empresas de varejo e atacado, workshop internacional exclusivo e participação na NRF Big Show, o maior e centenário evento de varejo do mundo.
No dia 12, a comitiva realizou as visitas técnicas às lojas de varejo mais importantes e conhecidas mundialmente, como Magnolia Bakery, Lowe´s, Macy´s, Anthropologie, Eataly Italian Food Market, Dylan´s Candy Bar e Macy´s. Outro grupo de empresários visitou as grandes corporações do setor atacadista como Walmart, Ace Natural, Putul Distribution, Jetro Cash&Carry, Costco, Target.
As últimas tendências do mercado varejista foram apresentadas durante NRF Big Show, o mais importante evento do setor, que em 2017 está em sua 106ª edição. Durante dois dias, os empresários tiveram acesso às inovações das marcas na feira tecnológica que conta com a participação de empresas renomadas: Microsoft, Zebra, e IBM. Na programação, palestras foram ministradas por ícones do varejo como, o fundador do Virgin Group, Sir Richard Branson, que falou sobre como construir e sustentar sua marca neste cenário de turbulência. Seu grupo é um dos principais da área de investimentos internacionais e um dos mais reconhecidos e respeitados do mundo. Além de participar deste bate papo, Burigo teve a oportunidade de assistir ao CEO da Intel, Brian Krzanich, falando sobre a experiência de liderar mais de 50 mil colaboradores e como oferecer experiências personalizadas aos consumidores utilizando a tecnologia de coleta de dados.
Burigo, presidente do Sindicato Patronal de Canoinhas, participa pela segunda vez da Missão Técnica e destaca a preocupação das empresas com a qualidade do atendimento, transformando os vendedores em parte do negócio.
“Nas lojas conceito vemos muito foco no capital humano. As empresas fazem treinamento para que o funcionário conheça a história da empresa e se transforme no porta-voz. Não é diferente nas grandes lojas de departamentos como a Macy’s, onde presenciamos uma forte interação do funcionário com a empresa, com paixão pelo que faz, por estar trabalhando ali”, ressalta Burigo.
WORKSHOP INTERNACIONAL
A comitiva participou também de um encontro com os professores da Universidade de Ingolstadt, da Alemanha, Dr. Marc Knoppe e Dr. Thomas Vogler. O encontro, promovido pelo Senac SC, discutiu as tendências e desafios do varejo diante das mudanças no comportamento do consumidor. Como o e-commerce, que vem ganhando espaço no varejo mundial, reduzido os custos e elevando a produtividade e lucros dos negócios. “O e-commerce evoluiu muito nos últimos anos, mas as grandes empresas de departamentos tem uma preocupação em manter a relação da loja física com o comércio eletrônico. Eles criaram mecanismos de interação com cliente que fidelizam sua compra e ao mesmo tempo permite que ele tenha liberdade de escolha na hora de consumir: vindo até a loja física ou pela internet. Transformar essa experiência de venda com o cliente é um dos desafios para o segmento no Brasil”, diz Burigo.