Evento que encerra nesta quinta reúne 600 profissionais da educação
Aproximadamente 600 profissionais da educação das séries iniciais e finais estão reunidos em Canoinhas desde segunda-feira, 6. Os professores da educação básica dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) participam da Jornada Pedagógica Planalto Norte – Formação Escola da Terra.
Esta primeira etapa da capacitação de 2017 ocorre em Mafra e Canoinhas simultaneamente. A segunda ficará para a semana de 17 a 20 de julho. Em 2016, quando o processo foi iniciado, já foram capacitados cerca de 500 professores e em 2017 aproximadamente 700 professores serão beneficiados, com carga horária de 200 horas.
A abertura da Jornada ocorreu na segunda, no antigo Centro de Eventos A Firma. O encerramento acontece nesta quinta no mesmo local. Nos outros dias, os professores participaram de oficinas na Escola Básica Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho.
O secretário de educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, destaca a importância da Jornada: “é uma oportunidade para os professores terem uma capacitação gratuita de qualidade oferecida por uma intuição reconhecida como é a Universidade Federal de Santa Catarina”.
O evento em Canoinhas é realizado pela Amplanorte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura Municipal de Canoinhas com apoio das demais secretarias municipais de educação da Amplanorte e pelo Ministério da Educação. A Jornada é uma ação governamental chamada “Escola da Terra”, do MEC, que se desenvolve no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e destina-se especialmente à formação continuada e acompanhada dos professores. Essa ação propõe como principal estratégia a utilização de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a valorização de seu contexto sociocultural.
CAPACITAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Além da Jornada para séries iniciais e finais, acontece nesta quarta-feira em Canoinhas capacitação para professores da educação infantil. O evento pedagógico, que está sendo realizado na Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco, reúne 90 professores de educação física, artes e de turma. A capacitação é oferecida pela Editora Positivo e Prefeitura Municipal de Canoinhas por meio da Secretaria Municipal de Educação e tem o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento infantil e as interações necessárias para que esse processo ocorra integralmente, nos aspectos físico, motor, afetivo, social e cognitivo, além de discutir linguagens que permeiam o cotidiano dos bebês e crianças.