Ano letivo nas escolas estaduais inicia com média seis e sem exame final

Mudanças forma definidas no ano passado pela Secretaria Estadual de Educação; escolas municipais da região também reiniciam as aulas nesta segunda-feira, 13

 

 

Cerca de 530 mil alunos voltam às aulas na rede estadual nesta segunda-feira, 13. Além das 16 escolas que terão ensino médio em tempo integral em Santa Catarina – incluindo a Almirante Barroso, de Canoinhas, o ano letivo inicia com outras novidades para os alunos. A rede estadual mudou o sistema de avaliação. A média para aprovação que era de 7 passou para 6 e os alunos não terão mais o exame final. A ideia é que o  estudante tenha reforço e reavaliação ao longo do ano.

 

Outra mudança é em relação aos professores. A rede inicia com 30 mil docentes, sendo 22 mil efetivos, uma redução de 1 mil em comparação ao início do ano letivo passado. Um dos impactos está na extinção das vagas de professor nas chamadas salas de tecnologia. Esses profissionais cuidavam dos equipamentos da escola e davam assistência nas salas de informática.

 

A partir de agora todos os professores passarão por capacitação para ajudar na assistência e empresas terceirizadas cuidarão da manutenção dos computadores. Outra ajuda virá de estagiários do ensino médio. Serão 1.075 alunos, contratados por meio do Programa Novos Valores do governo estadual, para atuar no apoio a direção e professores. A previsão é que o edital seja publicado na segunda-feira.

 

Algumas unidades da rede estadual, por problemas de liberação dos Bombeiros ou obras, iniciam as aulas até dia 20 de fevereiro. Os alunos das 16 escolas de ensino médio integral inciam as aulas na quarta-feira, 15. A meta que precisa ser cumprida é de 120 alunos dentro da modalidade por escola.

 

 

REDE MUNICIPAL

A partir desta segunda-feira, 13, o ano letivo começa para as escolas municipais de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira. Em Canoinhas, cerca de 5.800 alunos serão atendidos – destes, 1.575 nos centros de educação infantil e cerca de 4.200 nos grupos de ensino fundamental. Mais 840 professores iniciaram os trabalhos na semana passada.

 

Já em Três Barras, são 2.790 alunos matriculados na rede municipal de ensino de Três Barras. A volta às aulas acontece em nove centros de educação infantil e duas extensões e em cinco escolas e duas extensões do ensino fundamental I e II, situados no centro, bairros, interior e no distrito de São Cristóvão. Cerca de 210 professores, todos efetivos, devem atuar nas unidades escolares.

 

Os profissionais da comarca retornaram às atividades no dia 1º de fevereiro. Durante esta semana participaram da Jornada Pedagógica – Formação Escola da Terra, capacitação realizada pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Canoinhas.

 

A secretaria de Educação informa que o transporte escolar ocorrerá normalmente desde o primeiro dia de aulas para os alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Rolar para cima