Informação teria sido confirmada pelo presidente do Conselho Curador da UnC Canoinhas
Vereador Mário Erzinger (PR) relatou durante a sessão desta terça-feira, 21, da Câmara de Canoinhas, que conversou com o presidente do Conselho Curador da Universidade do Contestado (UnC), Ismael Carvalho e tomou conhecimento, não oficialmente, de que todos os cursos oferecidos pela UnC Canoinhas serão transferidos do centro para Marcílio Dias.
“Isso gerou de minha parte uma grande preocupação, porque a questão de acesso vai aumentar bastante, o número de veículos em circulação, a ciclovia e a própria calçada para pessoas caminharem é difícil”, lamentou. Na sequência, Erzinger ainda disse que irá propor um estudo para transformar os pontos de ônibus da rua Major Vieira em terminal e garantiu que convidará Carvalho para vir à Câmara para falar sobre esta e outras questões envolvendo a Universidade.
Presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD) disse que o convite de Erzinger vem a somar, pois há muitas dúvidas que pairam sobre os cursos da UnC. Ressaltou ainda que a possível migração dos cursos para Marcílio Dias pode causar problemas sérios aos alunos, como gastos, falta de comodidade e de tempo.
O diretor do campus da UnC Canoinhas, Luis Alberto Brandes, confirmou a informação, mas disse que o processo será gradual. “Os vestibulares já estão sendo oferecidos para cursar a graduação em Marcílio Dias, mas quem começou o curso aqui no centro segue aqui até o final”, explica. A ideia é concluir esse processo em 2019.
O prédio do centro, explica Brandes, será usado para a reitoria e para implantação de clínicas que atendem à comunidade, núcleo de Ciências Sociais aplicadas e biblioteca, além de outros setores. “É uma medida que busca reduzir custos e otimizar nossa estrutura visando ampliar nossos serviços à comunidade”. Ele explica que Canoinhas é o único campi com duas sedes, o que gera um custo dobrado. “Mas faremos isso de modo gradual e bem tranquilo”, garante.