Exposição de fotos do Contestado está no Museu de Canoinhas

As fotos foram selecionadas a partir de um acervo de 2,5 mil imagens cedidas pela filha do fotógrafo Claro Jansson

 

A exposição “Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado”, que estava na Biblioteca do campus de Marcílio Dias da UnC, agora está aberta ao público no Museu de Arte de Canoinhas. Nesta quarta-feira, 22, a idealizadora da mostra, a historiadora Rosa Maria Tesser, apresentou o livro inspirado no trabalho do fotógrafo.
Aproximadamente 150 fotos estão expostas neste trabalho de pesquisa sobre a vida de Jansson, imigrante sueco radicado no Brasil que retratou episódios marcantes da história do País, com destaque para a Guerra do Contestado, conflito ocorrido entre os anos de 1912 e 1916.
As fotos foram selecionadas a partir de um acervo de 2,5 mil imagens cedidas pela filha do fotógrafo, Doroty Jansson, com exclusividade, à pesquisadora. De acordo com a historiadora, Jansson foi contratado para fotografar a rotina da empresa norte-americana Lumber, instalada em Três Barras.
A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, em parceria com a Universidade do Contestado e a Secretaria Municipal de Educação. O Museu de Arte de Canoinhas localiza-se ao lado da Fundação Cultural, na rua Getúlio Vargas, no centro de Canoinhas.

Rolar para cima