Canoinhense será homenageado por trajetória n’O Globo

Ascânio Seleme começou a escrever no jornal Correio do Norte e hoje comanda uma das maiores redações do País                                                                                                    

 

Na semana passada uma reportagem publicada no site do jornal O Globo pelo colunista Lauro Jardim abalou a República e deflagrou a maior crise do governo de Michel Temer até agora. O jornalista divulgou com exclusividade que o dono da JBS, Joesley Batista, teria gravado uma conversa comprometedora com o presidente na qual Michel pedia para manter pagamento de propina para o ex-deputado federal Eduardo Cunha.

 

 

A reportagem colocou ainda mais em evidência o jornal que ocupa o posto de terceiro mais importante do Brasil. Em termos de prestígio, O Globo, sediado no Rio de Janeiro, só perde para a Folha de S. Paulo e O Estado de S.Paulo.

 

O que poucos sabem é que o homem por trás d’O Globo é canoinhense. Ascânio Seleme publicou o primeiro artigo da carreira aos 16 anos no jornal Correio do Norte, o mais antigo jornal da região que, em maio, completa 70 anos. Hoje, aos 60 anos, Ascânio é diretor de redação de O Globo.

 

Em 1981, Ascânio formou-se em jornalismo e, em seguida, conseguiu seu primeiro emprego como repórter no Jornal de Santa Catarina, na sucursal de Florianópolis. Aos 32 anos, começou a atuar em O Globo, na sucursal de Brasília. Trabalhou nas áreas de economia, política e chegou a correspondente internacional em Paris, onde morou por quatro anos. Ao longo da carreira, conquistou diversos prêmios, entre eles, três Esso – a principal premiação de jornalismo do Brasil. Desde 2011, é o diretor de redação de O Globo.

 

Essa trajetória de sucesso será motivo de homenagem no dia 5 de junho, uma segunda-feira. Ele e mais cinco catarinenses de destaque em suas áreas de atuação – como empreendedorismo, esporte e liderança – serão homenageados na cerimônia de entrega do o Troféu Viver SC. O evento na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) marca o fim da quarta temporada do projeto Viver SC, projeto do jornal Diário Catarinense que valoriza as riquezas culturais e a pluralidade de cada região do Estado.

 

As seis personalidades homenageadas por fazerem a diferença e elevarem o nome do Estado são, além de Ascânio; o arcebispo Dom Murilo Krieger; o casal de velejadores Heloísa e Vilfredo Schurmann; o empresário Luiz Fernando Furlan e o atleta Tiago Splitter. Na ocasião, também será realizada a entrega do prêmio para a foto vencedora do concurso cultural Viver SC.

 

A escolha dos agraciados é feita pelo Comitê Editorial dos veículos da RBS em Santa Catarina. Na edição anterior, foram premiadas a atriz Bruna Linzmeyer, o artista plástico Juarez Machado, o ex-governador Colombo Salles, a empresária Sônia Hess de Souza e o presidente da Fiesc, Glauco Côrte.

Rolar para cima