Temperatura média em Canoinhas nesta terça e quarta-feira foi de 35°, mas umidade do ar chegou a 98%
Foto: Céu com muitas nuvens e calor intenso predomina em Canoinhas nesta quarta-feira, 29/Edinei Wassoaski/JMaisUma nova massa de ar quente e desta vez mais duradoura vai influenciar Santa Catarina no fim de janeiro e primeira semana de fevereiro.
Os dias serão de sol entre algumas nuvens com chance de chuva rápida de verão entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados.
As temperaturas passam rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproximam dos 40°C à tarde, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões que a sensação de calor pode alcançar e superar os 50ºC. Neste período o índice ultravioleta segue máximo, sendo de fundamental importância os cuidados com a pele.
A temperatura média nesta quarta-feira, 29, em Canoinhas, é de 35°, mas a sensação de calor é maior porque a umidade relativa do ar tem atingido picos de 98%. Quanto mais próxima de 100% a taxa de umidade relativa do ar, mais quente.
Para os próximos dias, já se fala em recorde de calor no Sul do Brasil.
As massas polares não vão conseguir entrar sobre o Sul do Brasil pelo menos até o inicio de fevereiro. As temperaturas sobem mais e é possível que ocorram novos recordes de calor no Sul.
Segundo o Metsul, Há indicativos de que se formará junto ao Centro da América do Sul o que se convencionou chamar na Meteorologia dos Estados Unidos de um “heat dome”, verdadeira “bolha” gigante de ar extremamente quente associada a persistente área de alta pressão. É verdadeira panela de pressão com ar quente aprisionado nela e se intensificando enquanto o ar mais frio que poderia trazer alívio fica bloqueado mais ao Sul da América do Sul. Estabelece-se padrão de bloqueio que desloca a corrente de jato mais ao Sul da posição normal com contínuo ingresso de ar quente de Norte e que se intensifica. São prováveis mais transtornos para a população por falta de luz e água com novos recordes de demanda e consumo.
Recomendações:
Beber muita água
Evitar exposição ao sol das 10h às 16h
Comer alimentos leves
Usar roupas claras e folgadas