Nível do rio Canoinhas se aproxima dos 6 metros
O excesso de chuva colocou o Município de Canoinhas em situação de alerta já na semana passada e é por isso que, desde então, e diariamente, o coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Luizinho Witt, tem monitorado os pontos onde a água pode atingir residências.
A situação na manhã desta quarta-feira, 7, é de alerta. A água, no entanto, não atingiu casas e até o momento nenhuma família precisou ser retirada. “Estamos monitorando e estamos com todos os setores da Administração Pública preparados. As entidades também estão mobilizadas para auxiliar no que for preciso”, afirma Witt. Se for necessário retirar famílias, elas serão levadas ao Parque de Exposições Ouro Verde. De acordo com Witt, o Corpo de Bombeiros já vistoriou o local para receber os canoinhenses.
“Depois da última enchente, a Defesa Civil construiu casas e retirou algumas famílias das áreas onde a água chegava primeiro. É por isso que não tivemos pessoas sendo atingidas ainda”, explica. Além disso, Witt lembra que estávamos anteriormente em alerta por causa da seca e por isso os acumulados de chuva ainda não ocasionaram uma enchente.
De acordo com o Ciram/Epagri, uma nova frente fria deve avançar por Santa Catarina nesta quinta-feira, 8, favorecendo a permanência da chuva no Planalto Norte. Witt lembra que qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.