Prefeituras catarinenses se capacitam para atendimento de proprietários rurais

O Incra em Santa Catarina ofereceu, entre 29 de maio e 2 de junho, treinamento sobre cadastro de imóveis rurais para Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) do estado. O evento aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), em São José/SC, e contou com a presença de 33 funcionários de diferentes municípios.

Com a capacitação, os técnicos passam a dominar as funcionalidades do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), podem emitir Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e fazer atualização de informações. Essas rotinas são imprescindíveis para transações envolvendo imóveis rurais e geram um grande fluxo de trabalho: em 2016, por exemplo, foram processadas 36.570 atualizações cadastrais no estado.

O serviço de cadastramento de imóveis rurais abrange quase a totalidade dos municípios catarinenses com expressiva área rural: dos 295 municípios, 287 contêm UMCs – o que configura um exemplo para os demais estados do Brasil. Mantida por acordo de cooperação entre Incra e Prefeituras, a rede capilar de UMCs visa descentralizar os serviços, aproximando-os do cidadão e atuando como uma rede auxiliar de coleta de informações. As UMCs são primordiais para o gerenciamento do cadastro de terras do estado, que tem como principal característica o grande número de pequenas propriedades rurais, cujos proprietários apresentam maior dificuldade de acesso à informação e à tecnologia.

Participaram do treinamento representantes dos municípios de Armazém, Abelardo Luz, Agrolândia, Águas de Chapecó, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Catanduvas, Caxambu do Sul, Cunhataí, Descanso, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Forquilhinha, Irineópolis, Itapema, Jacinto Machado, Major Gercino, Marema, Matos Costa, Monte Carlo, Palmeira, Passo de Torres, Pouso Redondo, Quilombo, Romelândia, São Carlos, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, São Pedro de Alcântara, Timbé do Sul, Tubarão, Urubici e Videira.

Rolar para cima