Vereadores visitam escolas para divulgar “Câmara Mirim”

Cinco escolas participam da primeira edição do programa

 

 

 

O trabalho de divulgação do programa “Câmara Mirim” começou na última semana com a visita de vereadores e equipe técnica da câmara às escolas selecionadas para participarem do projeto em 2017. Estiveram presentes nas visitas o autor do projeto e presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), e os vereadores Coronel Mário Erzinger (PR), Camila Lima (PMDB) e Paulinho Basílio (PMDB).

 

 

A divulgação iniciou na última quarta-feira, 28, na Escola Básica Municipal (EBM) Maria Lovatel Pires e seguiu na quinta-feira, 29, nas EBM Severo de Andrade e EBM José Grosskopf. Na sexta-feira, 30, a apresentação ocorreu na EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho e hoje, 03, na EBM Presidente Castelo Branco. Nesta semana também iniciam as campanhas dos alunos candidatos. As eleições serão realizadas no dia 14 de julho nas escolas.

 

 

Nas apresentações, Sudoski lembrou da importância em incluir as crianças e adolescentes nas discussões legislativas. “Não tenho dúvidas de que daqui sairão grandes líderes para representarem a escola e a comunidade. Hoje semeamos para que no futuro tenhamos cidadãos esclarecidos e críticos para um processo democrático mais forte”, afirmou.

 

 

O presidente também explicou aos alunos que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com o executivo para que a implementação da Câmara Mirim se torne viável. “Só com a Câmara, os custos seriam muito maiores. Com a parceria com a Secretaria de Educação, esses custos ficam bem pequenos”, afirmou.

 

 

Presente nas visitas, a vereadora Camila Lima (PMDB) também convidou os estudantes a participarem do programa, lembrando que a Câmara Mirim será uma oportunidade de levar demandas dos bairros e das escolas ao poder legislativo. “Vocês terão os intermediários, o legislativo, que irá passar as demandas para o prefeito, que é o executivo”, relatou.

 

 

O vereador Coronel Mário Erzinger (PR) comentou que, com a inclusão dos jovens, será possível transformar a situação política atual do país. “Nós queremos mudar, queremos que entre vocês se formem novas lideranças”, afirmou. O edil incentivou os jovens, destacando que “todas as pessoas têm a sua capacidade, todos têm seu potencial, todos têm sua inteligência.”

 

 

O vereador Paulinho Basílio (PMDB) também convidou os alunos a participarem do programa e relatou que a adesão dos jovens pode influenciar em uma participação política mais ativa. O edil comentou que desde criança tinha o desejo de trabalhar como vereador e que, caso o programa existisse anteriormente, teria vontade de participar.

 

 

Durante as apresentações, funcionários da secretaria legislativa repassaram noções básicas sobre o funcionamento da câmara e do trabalho dos vereadores, além de explicar aos alunos como será realizada a Câmara Mirim.

 

 

 

O programa

A Câmara Mirim tem como objetivo integrar os estudantes do ensino fundamental e o poder legislativo. Com sessões mensais, os vereadores mirins poderão realizar indicações aos edis e debater temas que consideram interessantes na política do município.

 

 

Para a primeira edição, foram escolhidas cinco escolas municipais que representam diferentes bairros de Canoinhas. A escolha foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que considerou aspectos como o transporte e distância das instituições. O autor do projeto, Wilmar Sudoski (PSD), no entanto, já manifestou o seu interesse em estender o programa para as escolas municipais do interior, escolas estaduais e particulares nos próximos anos.

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”150″ gal_title=”Visitas às escolas”]

Rolar para cima