Unidade de Canoinhas segue sem médico perito
A vereadora Norma Pereira (PSDB) recebeu resposta do diretor de Atendimento do INSS, Jobson Sales, em relação aos requerimentos enviados por ela e outros vereadores sobre o agendamento e a realização de perícias na agência do município. Na semana passada, Norma e o vereador Paulinho Basílio (PMDB) participaram de uma reunião com o diretor para explanar a demora na realização de perícias e a falta de um médico para a consulta em Canoinhas. Segundo a vereadora, Sales propôs que a Câmara de Vereadores ou a Prefeitura disponibilize um profissional para digitalizar e converter os processos. “Nós estamos com falta de servidores e a contratação do INSS é de cunho exclusivo do presidente da República. […] Nós temos que correr atrás disso”.
Norma lamentou que a responsabilidade da contratação do funcionário recaia sobre o município, porém acredita que, neste momento, a maior preocupação deve ser direcionada ao cidadão que necessita realizar a perícia. “É mais um ônus que vem para o município, mas, por outro lado, é o nosso cidadão que está sendo atendido”, afirmou.
A vereadora também comentou que, caso seja aprovada, a proposta será um projeto piloto do INSS, o que pode tornar Canoinhas “referência nos processos digitais de aposentadoria”.
Paulo Glinski (PSD) lembrou da falta de médicos na agência do INSS, situação que leva a população a realizar as perícias em cidades vizinhas. Destacando a dificuldade que muitas pessoas possuem para se deslocar para realizar a consulta, o vereador sugeriu a realização de um “mutirão de perícias” com profissionais da região.
O presidente Wilmar Sudoski (PSD) também lamentou que o município tenha de arcar com uma despesa de responsabilidade do governo federal, porém afirmou que é preciso considerar as necessidades da população. Sudoski relatou que a proposta será discutida nas comissões, para que, em debate, os vereadores possam avaliar a viabilidade da sugestão.