Mudanças no pagamento de boletos começam nesta segunda

Nova plataforma vai permitir que boletos vencidos possam ser pagos em qualquer banco                                           

Um novo sistema para pagamentos de boletos começa a funcionar a partir desta segunda-feira, 10. Com a medida, boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco e o cálculo de juros e multa de atraso será feito automaticamente. Antes da implantação do sistema, o pagamento de boletos vencidos só era aceito no banco de origem da cobrança.

 

A nova plataforma, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a rede bancária, deve trazer mais segurança, já que todos os dados serão checados na hora de pagar o boleto. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado, e o consumidor só poderá pagar o boleto no banco que emitiu a cobrança, uma vez que somente essa instituição terá condições de conferir o que for necessário.

 

A implantação da nova plataforma vai se dar gradualmente para evitar falhas no sistema. A partir desta segunda, a medida vai valer para boletos acima de R$ 50 mil; a partir do dia 11 de setembro, para valores acima de R$ 2 mil; em 13 de novembro, boletos acima de R$ 200; a partir do dia 11 de dezembro, todos os valores estarão incluídos no novo sistema.

 

TIRES SUAS DÚVIDAS

O que muda nos boletos?
Uma das mudanças é que um boleto vencido poderá ser pago em qualquer instituição financeira, o que hoje não é possível. Com isto, o pagador não precisará mais solicitar a emissão de segunda via do boleto.

 

 

Os boletos poderão ser pagos em qualquer canal mesmo vencidos?
Sim. Os boletos poderão ser pagos em qualquer canal de atendimento disponibilizado pelos bancos, mesmo vencidos, de acordo com o cronograma de aceitação/validação dos boletos mencionado anteriormente.

 

 

Como ficarão os boletos emitidos para 2017?
Para o pagador, nada muda. O boleto que ele tem em mãos continuará válido. Já a empresa precisará comunicar e registrar o boleto no banco.

 

 

Haverá alteração nos horários-limites de pagamentos?
Não. Os horários de pagamento de boletos não sofrerão alteração.

 

A nova plataforma provocará aumento de custo?
Para o pagador, não haverá cobrança de tarifa pela emissão de boletos de pagamentos. Para os emissores, as tarifas são sempre negociadas entre as instituições financeiras e os seus clientes.

 

 

Haverá alguma mudança no pagamento de concessionárias/contas/tributos?Não, pois o pagamento de faturas de concessionárias de serviços públicos e tributos, em geral, é feito por outros tipos de documento que não os boletos de pagamento.

 

 

É possível pagar boletos só com o número do CPF (sem boleto)?
Por enquanto, somente o pagador que estiver cadastrado no Débito Direto Autorizado (DDA) terá essa opção. O sistema bancário incentiva os clientes a adotarem o DDA, evitando que tenham que se deslocar até uma agência bancária.

 

 

O consumidor terá de fazer o cálculo para pagamento de boleto vencido?
Não. O cálculo será feito automaticamente pelo banco via sistema, observados os parâmetros contratuais definidos pela empresa emissora do boleto de pagamento.

 

 

O que acontece se um mesmo boleto for pago duas vezes?
Isso não acontecerá, o sistema não irá aceitar pagamento em duplicidade.

 

 

O boleto físico continuará sendo entregue?
Sim, normalmente, com exceção do pagador que estiver cadastrado no DDA como pagador eletrônico. Caso não tenha se cadastrado como pagador eletrônico, ele continuará recebendo o boleto físico.

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