A Prefeitura Municipal de Canoinhas e o cartório de Registro Civil vão tornar realidade o sonho de 106 casais. Para celebrar o aniversário de emancipação política do Município, no dia 12 de setembro será realizado casamento coletivo no Parque de Exposições Ouro Verde. Podem participar noivos que não tenham condições de pagar as despesas de uma cerimônia.
“Queremos celebrar os 106 anos de Canoinhas com o enlace matrimonial de 106 casais que agora poderão oficializar a união. A instituição do casamento deve estar acessível à todos os cidadãos e é por isso que estamos oferecendo este serviço à população”, comenta o prefeito Beto Passos.
Para participar, os noivos precisam fazer a inscrição no cartório de registro civil, localizado na rua 12 de setembro, no Centro, até o dia 14 de agosto. De acordo com o oficial Paulo Roberto Tondolo Conteratto, se o número de inscrições ultrapassar 106, os casais entrarão em uma lista de espera. A proposta é realizar futuramente novo casamento coletivo. Os noivos devem indicar duas testemunhas maiores de dezoito anos que não sejam parentes de primeiro grau. A cerimônia vai ser realizada por uma juíza de paz e acontece às 9h. Confira abaixo os documentos necessários para participar.
1- Noivos solteiros:
Documento de Identidade e CPF;
Certidão de nascimento atualizada com menos de 30 dias;
Cópia do comprovante de residência de cada noivo;
Dados completos dos pais (identidade, CPF, naturalidade, data de nascimento, endereço); se forem falecidos somente a data do óbito;
2- Noivos viúvos:
Documento de Identidade e CPF;
Certidão de casamento atualizada com menos de 30 dias, averbado o óbito;
Certidão de Nascimento com anotação do casamento.
Cópia do Comprovante de residência de cada noivo;
Dados completos dos pais (identidade, CPF, naturalidade, data de nascimento, endereço); se forem falecidos somente a data do óbito;
Óbito do falecido/a, comprovante de inventário (positivo ou negativo).
3- Noivos Divorciados:
Documento de Identidade e CPF;
Certidão de casamento atualizada com menos de 30 dias, averbado o divórcio;
Certidão de Nascimento com anotações do casamento anterior e do divórcio;
Comprovante da partilha de bens do casamento anterior;
Cópia do Comprovante de residência de cada noivo;
Qualificação Completa dos pais (Identidade, CPF, Naturalidade, data de nascimento, endereço); se forem falecidos somente a data do óbito.
4- Trazer duas testemunhas maiores de 18 anos portando documento de identidade e CPF.