21h50: Boletim atualizado da situação das cheias por município:
Bela Vista do Toldo – situação de emergência (informações atualizadas as 09h)
· Número de DESALOJADOS: 26 famílias no centro da cidade e 2 famílias no interior
· Desabrigados: não tem
· AULAS: Escola de Educação Básica (EEB) Estanislau Schumann: Sem Aula
· ESTRADAS rurais: todas sem acesso (alagamentos e pontes danificadas)
ESTRADAS urbanas: normal
Canoinhas – situação de emergência (informações atualizadas as 11h15)
· Número de ATINGIDOS: em torno de 10 mil pessoas atingidas no evento
· Número de DESALOJADOS: 568 famílias
· DESABRIGADOS: 36 famílias
· ESCOLAS ESTADUAIS COM AULA NORMAL: EEB Santa Cruz; Almirante Barroso; Gertrudes Muller; Cedup Vidal Ramos
· AULAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS CANCELADAS: EEF Sagrado Coração de Jesus; EEF João José de Souza Cabral; EEB Rodolfo Zipperer; EEB Júlia Baleoli Zaniolo; EEB Manoel da Silva Quadros – distrito de Marcílio Dias e Extensão Rio do Pinho, aulas canceladas na quarta e quinta-feira (11 e 12/06). Sexta-feira (13), a definir
· CEJA Canoinhas: Quarta e quinta-feira (11 e 12/06) não haverá aula, em virtude da falta de água e das difíceis situações de mobilidades que se encontra na cidade.Dúvidas, ligar: (47) 3622-3479
· EEB Irmã Maria Felícitas (Quarta-feira,11/06 Vespertino – 1ª3, 1ª4 e 2ª3 (do ensino médio) não terão aula/ Quinta-feira, 12/06 Matutino – 8ªT, 2ª1, 2ª2, 3ª1 (do ensino médio) não terão aula/ Quinta-feira, 12/06 Vespertino e Noturno – Não haverá aula para nenhuma turma – abertura da Copa do Mundo)
· AULAS NA REDE MUNICIPAL: canceladas parcialmente nas escolas municipais do interior. Estão suspenas as aulas nas escolas municipais Professora Alzirinha da Silva Corrêa, José Grosskopf, Grupo Escolar Xeila Cornelsen, além dos Centros de Educação Infantil Emília Ferreiro, Carlos Drumond de Andrade, Pedro Bandeira, Landi Neppel, Machado de Assis e Mário Edson de Aguiar.A suspensão prossegue durante todo o dia de amanhã, 12. Na quinta-feira será realizada uma avaliação da situação, e posteriormente comunicado pela continuidade ou suspensão das atividades.
· ESTRADAS rurais: Estão sem acesso as localidades de Paula Pereira, Rio do Pinho, Sereia, Paciência dos Neves e Estação Paciência. A secretaria municipal de Obras está trabalhando na estrada de Paula Pereira para poder chegar até a pedreira em Rio do Pinho, para que se possa dar passagem em mais estradas rurais. As localidades de Felipe Schmidt e Salto da Água Verde estão com acesso.
ESTRADAS urbanas: Estão interditadas as ruas Guilherme Prust e Adolfo Bading, no Campo da Água Verde, André Pangratz, Coronel Albuquerque (da esquina da Getúlio Vargas até Rua Felipe Schmidt), Getúlio Vargas (entre as Ruas Curitibanos e 12 de Setembro), José Boiteux, Wolf Filho e parte da Rua Eugênio de Souza (da rotatória até a Coronel Albuquerque), no centro. O acesso a Três Barras, pela Rua Coronel Albuquerque, também está impedido.
· NÍVEL DO RIO CANOINHAS: O rio está subindo em média, 2 cm por hora. A última medição realizada pelo Corpo de Bombeiros às 18h, o rio estava atingindo a marca de 7,77 metros, ultrapassando a marca de enchente de 1992. Solicita-se que as pessoas que estão com as casas sendo invadidas pelas águas não deixem para sair de suas moradias muito tarde, principalmente no período noturno, pois o resgate fica mais difícil. A Defesa Civil de Canoinhas também lembra que mudanças somente são realizadas entre as 8 e as 18 horas.
Irineópolis – Situação de emergência (informações atualizadas as 17h07)
· Número de DESALOJADOS: 216 pessoas
· Desabrigados: não tem
AULAS: EEB Horácio Nunes: Aulas suspensas até sexta-feira, 13. Segunda-feira, Aula Normal
Aulas canceladas em todas as escolas municipais do interior até sexta-feira, 13.
· TRANSPORTE ESCOLAR: As linhas de transporte escolar do interior para a cidade estão normais para as localidades de Poço Preto, Bom Retiro e centro de São Pascoal para os alunos que estudam nas Escolas Dalmo, Zélia Miles. As demais linhas que fazem o transporte escolar permanecem suspensas até que a situação volte à normalidade.
· ESTRADAS rurais: o município alerta no travessão da localidade de Rio Branco, travessão de Rio Vermelho para a localidade de São Roque, travessão de Campina dos Pintos para Pedra Branca. Interditado o travessão da localidade de São Roque por queda de cabeceiras. A Serra do Alegre, principal acesso a diversas localidades do interior de Irineópolis têm pontos em meia pista. Está proibido veículo acima de 10 toneladas. As aulas dos cursos do Pronatec estão suspensas até que a situação da BR 280 entre Porto União e Irineópolis seja normalizada.
· ESTRADAS urbanas: normal
· NÍVEL DO RIO IGUAÇU: De acordo com a última medição realizada às 16 horas o nível do rio Iguaçu estabilizou em 8,76 subindo cerca de meio centímetro por hora na tarde desta quarta-feira, 11.
Em virtude do mau tempo, a etapa microrregional do Moleque Bom de Bola, que aconteceria em Irineópolis de 10 a 12 de junho, foi cancelada. Nova data será marcada para o evento.
Major Vieira – Situação de emergência (informações atualizadas as 18h58)
· Número de DESALOJADOS: 55 famílias
· DESABRIGADOS: não tem
· AULAS: EEB Luiz Davet – Aula Normal
· ESTRADAS rurais: estradas que já tem acesso: Pulador, Paiol Velho, Rio Novo, Rio Calro, Santo Antônio e Colônia Ruthes
As demais localidades estão sem acesso (bueiros e pontes danificadas).
ESTRADAS urbanas: normal
Porto União – Situação de emergência (informações atualizadas as 17h24)
· Número de DESALOJADOS: 540 famílias (2160 pessoas)
· AULAS: EEB Cid Gonzaga, Balduíno Cardoso, Antônio Gonzaga, Germano Wagenfhur e Clementino Brito – não tem aula.
EEB Nilo Peçanha – aula hoje, amanhã sem aula e sexta ainda sem previsão.
A previsão do retorno das aulas é para segunda-feira, mas ainda será confirmado.
A Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas do ensino fundamental das escolas estão suspensas, tanto na área rural como na urbana. Apenas os Núcleos de Educação Infantil tem o atendimento em regime de plantão. A orientação para os pais é de que permanecem com seus filhos em casa, se for possível. Visto que muitos professores estão atendendo suas famílias vitimadas pela atual situação do município.
· Número de DESABRIGADOS: não tem
· ESTRADAS rurais: Porto União ao distrito de Santa Cruz do Timbó: acesso com restrições. A passagem ainda está complicada, mas há rotas disponíveis pelo Maratá ou por Caçadorzinho. A orientação é de que o percurso seja evitado, priorizando a passagem para situações emergenciais.
No acesso via Lança é necessário utilizar o acesso secundário, seguindo pelo desvio do Caçadorzinho.
Santa Cruz do Timbó a São Pedro do Timbó: rota alternativa com acesso. A rota alternativa pode ser feita pela localidade de Rio dos Pardos. O acesso direto está restrito.
Para as outras regiões do interior de Porto União existe passagem. Em alguns locais há necessidade de utilizar rotas alternativas, devido a problemas nas estradas ou a atual situação das pontes.
· ESTRADAS urbanas: Bairro Santa Rosa alagado. O acesso Porto União a Canoinhas está interditado, visto que a rota alternativa pela Área Industrial permanece inacessível para veículos, somente para transporte de pessoas com auxílio do ônibus da Secretaria de Educação e caminhão do 5º BEC Bld.
· Na divisa entre Porto União (São Miguel da Serra) e Matos Costa, no km 16, foi verificada uma rachadura na pista, o que impede o tráfego de veículos de grande porte. Aguarda-se a vistoria de um engenheiro do Deinfra, que deverá avaliar criteriosamente o local, a fim de relatar oficialmente as condições de trafegabilidade.
· A passagem para Área Industrial permanece inacessível para veículos, o acesso agora pode ser pelo Guaraú, passando pela BR 280.
Três Barras – Situação de emergência (informações atualizadas as 18h45)
· 15 mil pessoas afetadas.
· Número de DESALOJADOS: 245 famílias
· DESABRIGADOS: 675 famílias
· ABRIGOS: O município possui 11
· SEM AULA: EEB Frei Menandro Kamps; General Osório e Colombo Machado Salles – aulas canceladas, sem previsão de retorno (famílias estão alojadas nas salas de aula e ginásios das escolas)
· Sem aula nas escolas municipais
· ESTRADAS rurais: Engenho Queimado está isolado, e alagamentos no interior.
· ESTRADAS urbanas: Bairro João Paulo II, Argentina, Jardim Rio Negro, Bom Jesus e São Cristóvão com pontos de alagamento.
20h15: Com a elevação do nível, cerca de 590 famílias foram atingidas pelas fortes chuvas e enchentes em São Mateus do Sul. O Ginásio de Esportes da Vila Bom Jesus abriga no momento 10 famílias e mais nove no Ginásio de Esportes Pedro Effco da Vila Prohmann. Os lugares mais afetados segundo Albari são: Vila Buaski, Vila Prohmann, Vila Amaral, principalmente no entorno e braço do rio Canoas, assim como no interior, causando danos estruturais e de alagamentos.
20h12: O secretário de obras públicas de São Mateus do Sul e encarregado de logística da defesa civil, Albari Rodrigues da Rosa, pede encarecidamente para que as pessoas parem de inventar coisas sobre a enchente da cidade. “Peço para que todas as pessoas parem de publicar comentários falsos nas redes sociais e colocarem ainda mais pânico nas pessoas. Por favor, ajudem quem necessita em vez de ficarem postando inverdades”, comenta. Segundo ele, muitos comentários foram soltos pela cidade, de que a ponte do Rio Iguaçu poderia cair ou que a barragem da Petrobras que fica em São Mateus do Sul poderia abrir suas comportas, mas afirma que isso não vai acontecer.
19h23: Reportagem de A Notícia sobre a situação em Mafra. Clique aqui.
19h13: De acordo com a Operação Contestado, o rio Iguaçu, em União da Vitória, baixou um centímetro hoje. Isso faz com que o nível do rio Canoinhas se estabilize nas próximas horas e comece a baixar. As medições de hoje já apresentaram aumento desacelerado, em relação a ontem, 10.
19h00: O nível do rio Canoinhas chegou a 7,77 metros às 18h15 desta quarta-feira, 11. A medição foi divulgada pela Operação Contestado, ação do Sistema de Comando Operacional (SCO) do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros para atender as famílias atingidas pela enchente.
18h: Rua Getúlio Vargas, no centro de Canoinhas, deve ser interditada. A foto é da assessoria da prefeitura.
17h44: O gerente de monitoramento e abastecimento da Defesa Civil de SC, Frederico de Moraes, concedeu entrevista à Band FM falando sobre a previsão de chuva para o fim de semana. Ouça no player:
17h37: Comunicado da Defesa Civil de Canoinhas: “Informamos que estão proibidas embarcações após às 18h sem a presença de bombeiros, policiais ou integrantes da Defesa Civil. Na noite desta terça-feira,10, uma embarcação foi recolhida por estar em área atingida pela enchente sem o acompanhamento de um oficial.”
17h33: Vídeo da Ferpa Filme mostra situação da enchente em Canoinhas:
17h: Acesso liberado no trecho da BR-280 próximo do restaurante Pit Pit. A foto é do internauta Angelo Schulka.
16h55: Hoje pela manhã a Defesa Civil Municipal esteve vistoriando a ponte sobre o Rio das Casas na BR 280, que teve danificação total em uma das cabeceiras. A foto é da assessoria da prefeitura de Porto União.
A empresa Castellar, responsável pela manutenção da rodovia, realiza desde ontem as melhorias no trecho.
Na sexta-feira, segundo os engenheiros da empresa, a ponte estará liberada para passagem.
Até lá, o acesso Porto União a Canoinhas está interditado, visto que a rota alternativa pela Área Industrial permanece inacessível para veículos, somente para transporte de pessoas com auxílio do ônibus da Secretaria de Educação e caminhão do 5º BEC Bld.
16h52: O Ministro da Integração Francisco José Coelho Teixeira esteve em Santa Catarina para discutir auxílio na reconstrução das cidades atingidas pela chuva. O prefeito de Monte Castelo e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte), Aldomir Roskamp, está articulando a vinda do Ministro a Mafra e região nesta quinta-feira (12) para ver a situação dos municípios e dar um posicionamento do Ministério referente a apoio financeiro para a reconstrução dos mesmos.
16h50: Não existe previsão de retorno do fornecimento de água pela Casan nos seguintes bairros de Canoinhas: Campo d’Água Verde, Água Verde, Loteamento Witt, Vila Militar, Cohab 2, Marcílio Dias e também para o São Cristóvão, em Três Barras.
O desabastecimento aconteceu em virtude das cheias que atingem o município, que inundaram a casa de bomba da estação de recalque de água tratada para o reservatório R-3, em Marcílio Dias. Por causa disso foi interrompido o abastecimento de água para os bairros. A estação só volta a operar quando o nível do rio começar a baixar.
16h33: Rua Coronel Albuquerque, em Canoinhas, agora a pouco. Foto de Adriana Leiria.
16h13: Centro de Mafra. A foto é da internauta Elizangela Schulka.
15h44: Nível do rio Canoinhas chega a 7,70cm. Medição feita às 15h. Subiu 10 centímetros em cinco horas.
15h28: Em Papanduva, situação normalizada. Somente os acessos ao interior é que estão impedidos.
15h26: Situação da rua Guilherme Prust, que dá acesso a avenida Expedicionários, em Canoinhas. Foto: Facebook/Reprodução
15h25: A ONG Anjos de Patas está precisando de lares temporários para os cães resgatados da enchente.
Se você puder abrigar temporariamente um, dois ou mais cães pode entrar em contato com a equipe da ONG, pelo celular 9756 3095. Após a normalização da situação, os animais retornarão para os lares de origem.
A ONG também está precisando de ração, casinhas, material de limpeza e pedaços de cobertas. Quem quiser contribuir pode levar ao Consultório da Dra. Bárbara Trevisani, Clínica MedVet e no Jornal O Planalto, ou entrar em contato com a ONG.
15h21: Governador Raimundo Colombo cancelou a visita que faria a Papanduva.
15h20: A Polícia Militar informa que intensificará as ações de Polícia Ostensiva nas áreas atingidas pelas cheias, o objetivo de tais ações é cumprir a missão de proteger as pessoas e o patrimônio, coibindo a prática de crimes e contravenções penais.
15h10: Três Barras – todas escolas estaduais sem aula. Estão abrigando desabrigados nas salas e ginásios .
14h49: Solicita-se que as pessoas que estão com as casas sendo invadidas pelas águas não deixem para sair de suas moradias muito tarde, principalmente no período noturno, pois o resgate fica mais difícil. A Defesa Civil de Canoinhas também lembra que mudanças somente são realizadas entre as 8 e as 18 horas.
14h46: Situação das escolas de Canoinhas:
AULA NORMAL: EEB Santa Cruz; Almirante Barroso; Gertrudes Muller; Cedup Vidal Ramos
AULAS CANCELADAS: EEF Sagrado Coração de Jesus; EEF João José de Souza Cabral; EEB Rodolfo Zipperer; EEB Júlia Baleoli Zaniolo; EEB Manoel da Silva Quadros – distrito de Marcílio Dias e Extensão Rio do Pinho, aulas canceladas na quarta e quinta-feira (11 e 12/06). Sexta-feira (13), a definir CEJA Canoinhas: Quarta e quinta-feira (11 e 12/06) não haverá aula, em virtude da falta de água e das difíceis situações de mobilidades que se encontra na cidade.Dúvidas, ligar: (47) 3622-3479 EEB Irmã Maria Felícitas (Quarta-feira,11/06 Vespertino – 1ª3, 1ª4 e 2ª3 (do ensino médio) não terão aula/ Quinta-feira, 12/06 Matutino – 8ªT, 2ª1, 2ª2, 3ª1 (do ensino médio) não terão aula/ Quinta-feira, 12/06 Vespertino e Noturno – Não haverá aula para nenhuma turma – abertura da Copa do Mundo)
14h44: Estão sem acesso as localidades de Paula Pereira, Rio do Pinho, Sereia, Paciência dos Neves e Estação Paciência. A secretaria municipal de Obras está trabalhando na estrada de Paula Pereira para poder chegar até a pedreira em Rio do Pinho, para que se possa dar passagem em mais estradas rurais. As localidades de Felipe Schmidt e Salto da Água Verde estão com acesso.
A equipe da secretaria pede a colaboração no sentido de que neste momento seja diminuído o tráfego de veículos pesados nas estradas rurais do município.
14h35: Rua Getúlio Vargas, no centro de Canoinhas, está interditada no trecho próximo ao Arroio Monjolo. A água transbordou e atingiu casas e comércio, a exemplo do que já havia ocorrido ontem na rua Eugênio de Souza. A foto é da internauta Mônica Bilizki.
14h34: Situação do bairro Bom Jesus, em Três Barras. A foto é da internauta Silvana Silveira.
12h36: Prefeito Beto Faria (PMDB) confirma: “Esta é a segunda maior enchente da história de Canoinhas.”
12h00: Nível do rio Canoinhas chegou a 7,63m, ultrapassando a marca da enchente de 1992, conforme arquivo do Correio do Norte. Só é menor que a de 1983.
11h50: Ponte sobre o rio Canoinhas, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água da Casan foi interditada.
11h49: Acesso a São Mateus do SUl segue interditado.
11h41: Mais de 600 famílias fora de casa em São Mateus do Sul. Rio Iguaçu tem 6,17m de cheia.
11h36: “Essa é uma das maiores enchentes da nossa história”, disse agora a pouco, na Band FM, o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze. O rio Negro atingiu 13 metros hoje. Há 650 famílias fora de casa.
11h25: CEJA Canoinhas: Quarta e quinta-feira (11 e 12/06) não haverá aula,em virtude da falta de água e das difíceis situações de mobilidades que se encontra na cidade.Dúvidas, ligar: (47) 3622-3479
11h19: Bela Vista do Toldo – situação de emergência
• Número de desalojados: 26 famílias no centro da cidade e 02 famílias no interior
• Desabrigados: não tem
• Aulas: Escola de Educação Básica (EEB) Estanislau Schumann: Sem Aula
• Situação das estradas rurais: todas sem acesso (alagamentos e pontes danificadas)
• Situação das estradas urbanas: normal
Canoinhas – situação de emergência
• Número de atingidos: em torno de 10 mil pessoas atingidas no evento
• Número de desalojados: 350 famílias
• Desabrigados: 29 famílias
• Aulas: canceladas parcialmente nas escolas municipais do interior
• Escolas Estaduais: EEB Santa Cruz; Almirante Barroso; Júlia Zaniolo; Rodolfo Zipperer; João José de Souza Cabral; Gertrudes Muller; Manoel da Silva Quadros – distrito de Marcílio Dias; Cedup Vidal Ramos; e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja): AULA NORMAL
Aulas Canceladas: EEF Sagrado Coração de Jesus, aulas canceladas na quarta e quinta-feira (11 e 12/06). Sexta-feira, a definir
EEB Irmã Maria Felícitas (Quarta-feira,11/06 Vespertino – 1ª3, 1ª4 e 2ª3 (do ensino médio) não terão aula/ Quinta-feira, 12/06 Matutino – 8ªT, 2ª1, 2ª2, 3ª1 (do ensino médio) não terão aula/ Quinta-feira, 12/06 Vespertino e Noturno – Não haverá aula para nenhuma turma – abertura da Copa do Mundo)
• Situação das estradas rurais: sem acesso (alagamentos e pontes danificadas)
• Situação das estradas urbanas: alagadas no centro do município as Ruas José Boiteux, Rua Eugênio de Souza; Rua Coronel Albuquerque; Getúlio Vargas; Avenida Rubens Ribeiro da Silva; e Bairro Campo D’Água Verde)
• O Rio Canoinhas continua subindo uma média de 2,5 cm por hora, na última medição as 9 horas, realizada pelo Corpo de Bombeiros, o rio estava atingindo a marca de 7,60 metros. Solicita-se que as pessoas que estão com as casas sendo invadidas pelas águas não deixem para sair de suas moradias muito tarde, principalmente no período noturno, pois o resgate fica mais difícil. A Defesa Civil de Canoinhas também lembra que mudanças somente são realizadas entre as 8 e as 18 horas.
Irineópolis – Situação de emergência
• Número de desalojados: 216 pessoas (mais de 60 famílias)
• Desabrigados: não tem
• Aulas: canceladas em todas as escolas municipais do interior até sexta-feira, 13.
• Transporte escolar: As linhas de transporte escolar do interior para a cidade estão normais para as localidades de Poço Preto, Bom Retiro e centro de São Pascoal para os alunos que estudam nas Escolas Dalmo, Zélia Miles. As demais linhas que fazem o transporte escolar permanecem suspensas até que a situação volte à normalidade.
EEB Horácio Nunes: Aulas suspensas até sexta-feira, 13. Segunda Aula Normal
• Situação das estradas rurais: A Secretaria de Infraestrutura comunicou alerta no travessão da localidade de Rio Branco, travessão de Rio Vermelho para a localidade de São Roque, travessão de Campina dos Pinto para Pedra Branca. Interditado o travessão da localidade de São Roque por queda de cabeceiras. A Serra do Alegre, principal acesso a diversas localidades do interior de Irineópolis têm pontos em meia pista. Está proibido veículo acima de 10 toneladas.
• Situação das estradas urbanas: normal
• Nível do Rio Iguaçu: Até as 16 horas de terça-feira, 10, o nível do rio Iguaçu em Irineópolis era de 8,60m, com acréscimo de 2 cm por hora.
Major Vieira – Situação de emergência
• Número de desalojados: 16 famílias
• Desabrigados: não tem
• Aulas: EEB Luiz Davet – Aula Normal
• Situação das estradas rurais: sem acesso em todas as estradas (pontes danificadas)
• Situação das estradas urbanas: normal
Porto União – Situação de emergência
• Número de desalojados: 540 famílias (2160 pessoas)
• Escolas: A Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas do ensino fundamental das escolas estão suspensas, tanto na área rural como na urbana. Apenas os Núcleos de Educação Infantil tem o atendimento em regime de plantão. A orientação para os pais é de que permanecem com seus filhos em casa, se for possível. Visto que muitos professores estão atendendo suas famílias vitimadas pela atual situação do município.
Escolas estaduais: EEB Cid Gonzaga, Balduíno Cardoso, Antônio Gonzaga, Germano Wagenfhur e Clementino Brito – não tem aula.
EEB Nilo Peçanha – aula hoje, amanhã sem aula e sexta ainda sem previsão.
A previsão do retorno das aulas é para segunda-feira, mas ainda será confirmado.
• Número de desabrigados: não tem
• Situação das estradas rurais: acesso liberado, apenas o distrito de Santa Cruz do Timbó ainda permanece isolada, devido a água que ainda não baixou na pista de acesso.
• Situação das estradas urbanas: Bairro Santa Rosa alagado
Três Barras – Situação de emergência
• Defesa Civil Municipal: Matosão (47) 9163-4718
• Número de desalojados: 200 famílias
• Desabrigados: 300 famílias
• Situação das estradas rurais:
• Situação das estradas urbanas:
9h56: Prevent Centro de Saúde, que fica na avenida Expedicionário, 706, está recebendo doações pra os flagelados.
9h51: A Casan, de Canoinhas, comunica que em virtude das cheias que atingem o município, inundou a casa de bomba da estação de recalque de água tratada para o reservatório R-3, em Marcílio Dias. Por causa disso foi interrompido o abastecimento de água para os bairros Campo d’Água Verde, Água Verde, Loteamento Witt, Vila Militar, Cohab 2, Marcílio Dias e também para o São Cristóvão, em Três Barras.
Caso continue a subir o nível das águas os demais bairros também sofrerão desabastecimento.
9h43: O Samasa de Três Barras informa que vem operando com sua capacidade máxima de tratamento de água. Mesmo assim devido ao alto consumo, algumas localidades não estão sendo atendidas. A situação agravou-se com a interrupção do fornecimento no Distrito de São Cristóvão por problemas das cheias na captação da Casan. Em função desta situação crítica, o Samasa vai adotar um sistema de racionamento em algumas regiões com corte do fornecimento no horário das 12h às 24h, até a normalização da situação. Pedimos a compreensão de todos e o consumo racional da água evitando-se ao máximo os desperdícios.
9h38: O nível do rio Iguaçu em Irineópolis na manhã desta quarta-feira é de 8,86. Durante a noite o rio subiu 16 centímetros, pouco mais de um centímetro por hora. A Defesa Civil alerta para que se evite andar nos alagados, pois há perigo de contaminação e que as pessoas só saiam de casa quando há necessidade.
9h13: Cheia do arroio Monjolo já atinge a rua Coronel Albuquerque. A foto é da internauta Miriam Murakami.
9h: Nível do rio Canoinhas continua a subir. Chegou a 7,55cm às 7h desta quarta-feira, 11. Subiu 55cm nas últimas 24 horas.