Fundação Cultural Canoinhas preserva patrimônio histórico

O gestor também está diretamente envolvido na restauração da Capelinha Santa Cruz

 

Quem visita os espaços históricos de Canoinhas sabe como estão deteriorados e é por isso que a Fundação Cultural HelmyWendt Mayer está buscando maneiras para melhorar estes ambientes. Nesta segunda, 28, iniciou a restauração da cuia da Praça Lauro Müller. “Ela representa um dos principais símbolos de Canoinhas, a erva-mate. E por isso estamos trabalhando nessa recuperação”, enfatiza o gestor da fundação, o maestro Luisinho.

 

O gestor também está diretamente envolvido na restauração da Capelinha Santa Cruz. Numa parceria entre a Fundação Cultural, Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, órgãos públicos, empresas privadas, do deputado estadual Antônio Aguiar,do vereador Mario Erzinger, já foi iniciadaa reforma da Capela Santa Cruz de Canoinhas.Amadeiramento, telhado, ripas, caibros de sustentação ao telhado, caixa de vento e forro foram trocados. Também será realizada a restauração da pintura com as cores originais e recuperação dos quadros da capela.

 

Priscila Noernberg /Divulgação

A Capela Santa Cruz foi edificada em 1961 no lugar da primeira Igreja e do primeiro cemitério de Canoinhas, fica localizada ao lado da Escola Santa Cruz. “Tanto a cuia, quanto a capela preservam a cultura e história da nossa sociedade e é nossa missão cuidar destes ambientes”, completa Luisinho.

Rolar para cima