Projeto foi aprovado por unanimidade em 1ª votação na sessão desta segunda-feira, 4
A educação é uma das formas mais efetivas para alcançar o desenvolvimento de novos valores e princípios na sociedade. Com este objetivo, o vereador Coronel Mário Erzinger (PR) apresentou Projeto de Lei que institui a inclusão de atividades com o tema “Ética e Cidadania” no contexto didático-pedagógico nas escolas da Rede Municipal de Canoinhas. Aprovado em 1ª votação por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 4, o projeto, segundo Coronel Mário, poderá auxiliar na conscientização à respeito de questões como a prudência no trânsito, prevenção ao suicídio, destinação correta do lixo, entre outros.
Durante sua fala, Erzinger comentou que, apesar da existência de campanhas de conscientização, a formação de novos valores ocorre por meio da inserção dos temas dentro das escolas. Coronel Mário destacou que, durante o período escolar, crianças e adolescentes estão em fase de formação física, psíquica e social, o que torna o momento adequado para a conscientização a respeito de diversas áreas. “Entendemos ser de auxílio de grande importância, a possibilidade de criarmos alternativas no sentido de se constituir um novo paradigma, com práticas voltadas ao compartilhamento de valores éticos e de cidadania, enquanto seres humanos em desenvolvimento e enquanto cidadãos”, justificou.
O vereador também lembrou que a ética e a cidadania estão relacionadas com a forma dos indivíduos agirem e interagirem uns com os outros na sociedade, “formando um conjunto de deveres e direitos pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento no ambiente em que vive”, afirmou.
Erzinger destacou que, além da inserção do tema por meio de estratégias pedagógicas, é importante que o poder público desenvolva ações “que visem garantir uma formação sociopolítica aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma”.
Em sua explanação, o vereador ainda relatou que a inserção das atividades pode ser realizada por meio dos “Temas Tranversais”, garantida pela Resolução Nº 4 de 2010 do Conselho Nacional de Educação, em que eixos temáticos são integrados às disciplinas convencionais aplicadas nas instituições de ensino.