Não chove há um mês em Canoinhas

Estiagem tem diminuído nível dos rios da região; Canoinhas está com 117cm de cheia                                                       

 

Nesta quinta-feira, 21, Canoinhas completa um mês sem chuva. O período de estiagem começou logo depois de outro período de pouca chuva, o que tem preocupado principalmente os agricultores da região. Segundo o economista da Epagri de Canoinhas, Getúlio Tonet, as culturas de batata inglesa, cebola e, principalmente, o trigo, que exige muita umidade do solo, estão sendo prejudicadas diretamente pela estiagem. “A cultura do trigo está em plena fase de floração e exige muita umidade. O que se desenvolveu foi sem uma gota de água”, explica, acrescentando que a quebra estimada será de 30%. “Aqueles que têm sistema de irrigação saem na frente, mas quem não tem terá mais dificuldades”, afirma.

 

Em Três Barras, o Serviço Autônomo de Saneamento e Água (Samasa) já fez um apelo pela economia de água. O nível do rio Negro está em estado de alerta. “Faremos de tudo para que não seja necessário fazer um rodízio de clientes, ou seja, suspender o fornecimento de água cada dia para um bairro”, explica o diretor do Samasa, Ernani Wogeinaki.

 

O rio Canoinhas também está em nível preocupante (1,17m). Na semana passada a Casan já emitiu nota pedindo que seus clientes economizem água.

 

CHOVE QUANDO?

O inverno de 2017 foi mais seco e quente do que o normal em Santa Catarina, dominado por frequentes bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no Estado, sobretudo nos meses de julho e setembro. As frentes frias, principais sistemas meteorológicos causadores da chuva durante a estação, foram escassas e consequente também as massas de ar polar, resultando em temperaturas mais altas.

 

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico nesta sexta-feira, 22, às 17h02min, quando ocorre o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul. Amanhã, o dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

 

Neste ano de 2017 a primavera deve contrariar a climatologia, se tratando de uma das estações mais chuvosas do ano, a previsão é de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica, ou seja, a continuidade do padrão seco e quente, observado no inverno. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima a média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado.

Rolar para cima