Obra está sendo distribuída gratuitamente
Um recorte especial da Guerra do Contestado virou assunto para muita discussão. Logo, virou livro. Trata-se de Ecos do Contestado, publicação escrita à várias mãos recém-lançada pela Universidade do Contestado (UnC). “A obra mostra algumas passagens especiais dentro do conflito. Isso é de extrema importância para toda a comunidade. Isso faz parte do nosso arsenal histórico e é a história que fundamenta o nome da nossa universidade”, diz o coordenador do campus em Porto União, Marcos Tadeu Grzelczak.
A produção é fruto da conclusão da recente turma de Mestrado em Desenvolvimento Regional, capacitação oferecida pelo campus da UnC em Marcílio Dias (SC). Entre os autores, está a professora do campus de Porto União da UnC, Ana Cláudia Flenik. “Como estou na área do Direito, tinha interesse em estudar algo dentro deste tema. Com a ajuda do meu orientador, o professor Alexandre Tomporoski, que vem estudando os mais diversos viés da Guerra, existia um vácuo no estudo do processo de desapropriação de terras na área de Papanduva para a instalação do Campo de Instrução Marechal Hermes no Planalto Norte catarinense”, explica.
Ana teve acesso ao longo processo – os documentos estavam em Joinville – e baseada nele, pode descobrir os diversos aspectos que envolveram a desapropriação, não apenas no aspecto jurídico, mas também humanas. “A Lei não é justa. Então se você olhar pela legalidade, a desapropriação ocorreu dentro da Lei, mas não se alcançou a Justiça. As pessoas até hoje não receberam suas indenizações. Pelo viés da Justiça, eles foram injustiçados sim. Foram expulsos de suas terras, de forma desumana, violenta, sem compaixão”, conclui a mestre.
O processo chegou ao Supremo e foi recusado. “Para mim foi um erro e isso faz com que nunca saibamos o mérito da questão, se essas pessoas têm direito às terras ou à indenização”, diz. “Pelas entrevistas que colhemos, as pessoas têm até hoje a esperança de receber sua indenização. Mas entendo que juridicamente, não há mais o que fazer”, completa.
O livro fala com detalhes sobre todo este processo e nos demais capítulos, oferece uma leitura dinâmica sobre um dos temas de relevância regional, embora ainda oculte passagens pouco conhecidas.
A obra foi custeada pela própria UnC em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O material é de distribuição gratuita e está disponível na biblioteca do campus em Porto União.
O livro pode ser lido na íntegra clicando aqui.