CONVENÇÕES | Aguiar deve obter apoio de Campo Alegre a Porto União

O deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) comemora o resultado de suas conversações e afirma que será o único candidato a deputado estadual pelo PMDB na região que vai de Campo Alegre a Porto União. “Será melhor que da vez passada”, comemora ao relembrar que passou boa parte da campanha acamado na eleição de 2010. Ele ficou gravemente ferido depois de sofrer um acidente no acesso a Irineópolis. Sua esposa, Marilu Aguiar, foi quem assumiu sua campanha.

Em Canoinhas, Aguiar terá como adversário o petista Beto Passos, candidato a prefeito nas últimas eleições que, ao que parece, não terá a mesma sorte do pé-vermelho. Passos vai disputar espaço com outros dois petistas candidatos a uma vaga na Assembleia. Marcos do Besc, de Porto União, e Maurício Maia, de São Bento do Sul, devem limitar seu território eleitoral. “Até a convenção muita coisa pode acontecer”, diz Passos, dando pistas de que durante a reunião marcada para segunda-feira, 30, o PT regional pode se reunir em torno de seu nome.

Fora de suas siglas, Aguiar e Passos devem enfrentar a candidatura a reeleição de Silvio Dreveck (PP), que apesar de ser de São Bento do Sul, sempre tem bom desempenho entre Mafra e Porto União. De Mafra, devem sair dois candidatos a deputado estadual: Wellington Bielecki (PSD) e Herbert Werka (PR). Bielecki já foi secretário regional de Mafra e Werka é vereador. Apesar de ser do PT, o prefeito de Mafra, Roberto Scholze, já declarou apoio a Werka.

Tem mais um canoinhense no páreo a estadual. Apesar de morar na região da Grande Florianópolis, Irineu Berezanski (PSB) nasceu e trabalhou por muito tempo em Canoinhas.

 

FEDERAL

Canoinhas deve ter pelo menos um candidato a deputado federal. Candidato a vice-prefeito na chapa de Beto Passos na última eleição municipal, Alexey Sachweh (PSB), o Porcão, é pré-candidato. “Sou pré-candidato, mas até a convenção tem um rio Amazonas pra atravessar”, brinca ao afirmar que a confirmação de sua candidatura depende do cenário que irá se estabelecer até segunda-feira, 30.

Certa mesmo é a candidatura de Mauro Mariani (PMDB), recordista de votos na última eleição em Canoinhas.

De Mafra, a  professora Claudia Buss (PT) também é pré-candidata.

 

GOVERNO

O PDSB homologou ontem a candidatura de Paulo Bauer ao Governo do Estado.

É a primeira confirmação de candidatura entre as grandes siglas. Na segunda-feira, 30, Raimundo Colombo (PSD) homologa seu nome como candidato a reeleição e Claudio Vignatti (PT) também deve confirmar sua candidatura.

Os partidos menores devem lançar sete candidatos.

Já foram confirmados os nomes de Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Janaína Deitos (PPL).

A serem confirmados ainda, os nomes de Adauto Garcia (PTdoB), Carlos Kaminski (PHS) e Elpídio Neves (PRP). O PCB também promete lançar candidato.

 

SENADO

Ao Senado devem ser lançados os nomes de Joares Ponticelli (PP) na tumultuada chapa liderada pelo PSD. Leonel Pavan é cotado para assumir a disputa pelo PSDB e Paulo Bornhausen pelo DEM.

 

 

AGENDA DE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS EM SC

PCdoB-SC — 28 de junho, na Alesc (plenarinho), das 9h às 18h.

PMDB-SC — 29 de junho, na Alesc (auditório Antonieta de Barros), das 9h às 15h.

Solidariedade — 29 de junho, às 10h, no município de Itajaí, na sede do Clube Grêmio 21.

PSD-SC — 30 de junho, na Alesc, das 18h às 22h.

PP-SC — 30 de junho, das 17h às 22h, no Centrosul, em Florianópolis.

PT-SC – 30 de junho, no Clube 1º de Junho, às 19h.

DEM-SC — 30 de junho, das 18h30 às 22h30, no edifício Terra Firme, ao lado do shopping Itaguaçu (mesmo prédio da sede do partido).

PPS-SC — 30 de junho, às 18h30, na sede da legenda (Praça XV, no 153, Edifício João Moritz, sala 102).

Rolar para cima