“Muito obrigado companheiros e companheiras”, estas foram as primeiras palavras de Claudio Vignatti, após ser aclamado candidato a governador, pelo Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina. A Convenção Estadual do PT foi realizada na noite desta segunda-feira, 30, contou com aproximadamente 1,5 mil pessoas.
Durante a convenção foi homologada a chapa de 15 candidatos a deputado federal e 31 estaduais, entre eles, o canoinhense Beto Passos e Marcos Aurélio Vieira, de Porto União. Pelo Planalto Norte, a professora Claudia Maria Bus, de Mafra, concorre a deputada federal. A plenária também autorizou a executiva a continuar com as negociações com os partidos para definir os candidatos a vice e senado, até o prazo legal de inscrição das candidaturas que encerra no dia 5 de julho. O mesmo vale para as chapas proporcionais.
A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, participou da plenária e ressaltou, que assim como Dilma está mudando o país, Vignatti vai mudar Santa Catarina. “Com muita militância e confiança vamos dizer que somos muito melhor para o Estado”, destacou a ministra.
Durante a convenção também foram homologadas as diretrizes gerais do Programa de Governo Participativo, que contempla 13 pontos em três eixos: Desenvolvimento econômico, sustentável e inclusivo; Desenvolvimento Social e Gestão Democrática e Eficiente do Estado. Entre as principais propostas está o fim das Secretarias Regionais.
Com um discurso emocionado Vignatti deu recado para o Estado, “ queremos um Estado vencedor, com desenvolvimento econômico e social de fato. Nos últimos anos desmontaram o governo com Estado mínimo em serviços públicos e máximo na distribuição de cargos”, declara. A presidência do PT/SC foi assumida interinamente pelo ex-deputado Federal, Milton Mendes de Oliveira, que também é coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).