Este é o segundo ano que o projeto é levado para cidades catarinenses onde o Sesc está presente
Neste sábado, 18, o Sesc em Santa Catarina realiza o projeto “Cidadão do Bem” em onze cidades do Estado, com a participação de diversos parceiros locais e voluntários. A iniciativa levará gratuitamente serviços básicos e essenciais às populações de Blumenau, Brusque, Canoinhas, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto Belo (org. Sesc em Tijucas), Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Entre as ações oferecidas estão ações de saúde preventiva, atividades recreativas e culturais, além de informações sobre a atuação do Sesc nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
Este é o segundo ano que o projeto é levado para cidades catarinenses onde o Sesc está presente. Em 2017 foram três edições em cidades diferentes, sendo esta a última do ano. O objetivo do Sesc com esta ação é proporcionar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, formando parcerias com entidades públicas, privadas e comunidade, visando um programa de responsabilidade social integrado. Como instituição signatária do Movimento Nós Podemos SC, também contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ação global que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões.
“Tivemos um excelente resultado nas edições passadas e consolidamos este evento em nosso calendário estadual. Novamente vamos formar uma grande rede de parcerias em prol do desenvolvimento social, para o acesso a serviços básicos à comunidade, fomentando a responsabilidade, o respeito, a cooperação e a solidariedade. Nosso objetivo é contribuir para o exercício da cidadania da população envolvida”, salienta Fernando Dysarz, Diretor de Lazer e Assistência do Sesc/SC.
Programação em Canoinhas
– Apresentação de manobras com bike;
– Pintura facial;
– Recreação;
– Distribuição de mudas de hortaliças;
– Orientação sobre aproveitamento integral dos alimentos;
– Mateada;
– Demonstração de segurança do trabalho e primeiros socorros;
– Experiências químicas;
– Serviços de saúde, com ambulância;
– Apresentação ROCAM;
– Oficinas diversas;
– Teste de acuidade visual;
– Orientação sobre finanças e orçamento familiar;
– Dinâmicas de grupo;
– Oficina com plantas medicinais;
– Entre outras ações.
Parceiros: Grupo Mallon, EPAGRI, Senai, Ervateira Timbó, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, CRAS 2, Escola Municipal Castelo Branco, Centro Comunitário COHAB I, Senac, UnC
+ Movimento Nós Podemos SC
O Sesc é uma instituição signatária do Movimento Nós Podemos SC e com o projeto “Cidadão do Bem” fortalece seu compromisso em contribuir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um plano de ação global que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Os países membros das Nações Unidas (ONU) aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, comprometendo-se em alcançar estas metas até 2030. Através das ações realizadas pelo Sesc Cidadão do Bem, o projeto está direcionado a contribuir com as metas dos ODS1 e ODS3, de “Erradicação da pobreza” e “Saúde e Bem-Estar”.