O valor será utilizado para o pagamento do teto estadual de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar
Os hospitais filantrópicos de média e alta complexidade de Santa Catarina ganharão R$ 25 milhões referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC). Liberado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, o recurso foi destinado ao fundo estadual de saúde, que, em seguida, encaminhará o montante aos hospitais filantrópicos do Estado.
O valor será utilizado para o pagamento do teto estadual de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. De acordo com o secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Acélio Casagrande, atualmente, 70% dos atendimentos na saúde pública de Santa Catarina são atendidos por hospitais filantrópicos.
“Mediante este elevado percentual, percebemos a importância de apoiar e viabilizar estes recursos para que se possam diminuir as filas de espera nos procedimentos”, comenta. Santa Catarina conta com mais de 75 hospitais filantrópicos filiados à Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc).
O valor de R$ 25 milhões foi conquistado através da articulação da bancada catarinense, entre deputados e senadores, o governador do Estado, Raimundo Colombo, o secretário de Saúde de Santa Catarina, Vicente Caropreso, além da Fehosc e do Ministro da Saúde, Ricardo Barros.