Segundo diretor da escola não há necessidade de pernoitar na fila
As escolas da rede estadual de ensino em Santa Catarina abrem as matrículas para o ano letivo de 2018 nesta quinta-feira, 30. Como de costume, os primeiros pais que pretendem matricular seus filhos na Escola de Educação Fundamental Sagrado Coração de Jesus começaram a chegar às 6 horas desta quarta-feira, 29.
Valéria de Castro foi a primeira a chegar. Ela conta que quer garantir para o filho uma das 98 vagas disponíveis para o 1º ano.
Junto com Valéria, Denise Gonçalves inaugurou a fila deste ano. Seu filho estudou o primeiro ano em outra escola. Agora, por causa da qualidade, segundo ela, pretende matricular o filho no segundo ano do Sagrado. Sua missão é bem mais difícil considerando que só há cinco vagas para o segundo ano. Para o terceiro ano, são somente três vagas.
As duas moram no Campo d’Água Verde e isso quer dizer muita coisa. De acordo com a lei do zoneamento, explica o diretor do Sagrado, James Brey, primeiramente serão atendidos os estudantes do centro. Depois do bairro Boa Vista, em seguida Alto das Palmeiras, Água Verde, Campo d’Água Verde e demais bairros. O diretor organizou filas diferentes de acordo com o bairro. A lei do zoneamento determina que os alunos do entorno do colégio tenham preferência na matrícula. As vagas restantes podem ser divididas entre moradores de bairros mais distantes. Há uma exceção para pais que trabalham próximo da escola e tem, dessa forma, sua logística favorecida.
Brey afirma, no entanto, que não há necessidade de filas justamente porque cada bairro terá sua própria fila e a preferência será dada aos moradores do entorno. Mesmo assim, ele diz que a escola será aberta para os pais pernoitarem dentro do pátio. As matrículas começam às 7h30 desta quinta-feira, 30.
ALMIRANTE BARROSO
Apesar de não ter registrado filas nesta quarta-feira, a Escola Almirante Barroso, de Ensino Médio, já registrou várias filas em anos anteriores. O diretor, Pedro Penteado do Prado, alerta que são 150 vagas para o 1º ano, número que pode aumentar dependendo da demanda. “Se for necessário abrir mais uma turma, abriremos”, afirma.
COMO EFETUAR A MATRÍCULA
Documentos necessários
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de Identidade;
- Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2017 ou histórico escolar;
- Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
- 1 foto 3×4; (opcional)
- Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
- Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis
A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos até 31 de março de 2018, conforme legislação vigente. É preciso seguir os critérios de zoneamento.