Após o preenchimento das informações, será emitida o certificado e será gerado boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) da taxa cadastral
Proprietários de imóveis rurais já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR). Para emitir o documento, proprietários e possuidores a qualquer título de imóvel rural podem acessar o endereço eletrônico https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao para obter o novo CCIR.
O certificado pode ser acessado ainda pelo portal da Sala da Cidadania Digital (saladacidadania.incra.gov.br) e pelo portal Cadastro Rural (www.cadastrorural.gov.br).Quem não tiver acesso à internet pode emitir o documento na sala do Incra que fica na Prefeitura de Canoinhas ou então procurar os sindicatos rurais.
Após o preenchimento das informações, será emitida o certificado e será gerado boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) da taxa cadastral. O CCIR só é validado após o pagamento na rede de atendimento do Banco do Brasil. O CCIR 2017 substitui os certificados dos exercícios anteriores e caso haja pendências de exercícios anteriores, o sistema calcula automaticamente o valor a ser pago, acrescido de juros e multas.
O CCIR é fornecido pelo Incra e comprova o cadastro do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), sistema do governo federal de responsabilidade do Incra que reúne informações cadastrais de imóveis rurais em todo o território brasileiro.
O CCIR é indispensável para proprietários de imóveis rurais que precisam ou desejam desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios.
Dúvidas podem ser esclarecidas na sala do Incra que fica na prefeitura de Canoinhas e funciona entre 8h e meio-dia e 13h e 17h ou nos sindicatos rurais.