MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira

Entenda o que muda a partir do próximo ano                                                             

 

O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada nesta sexta-feira, 15, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser homologada na próxima quarta-feira, 20. O documento estabelece o que deve ser ensinado nas escolas públicas e privadas ao longo da escolaridade básica.

 

 

Escolas e redes de ensino terão que rever e adaptar seus currículos ao longo de 2018 para começar a implementar a Base Nacional em 2019, inclusive com a adequação dos materiais didáticos. A expectativa é que o processo seja concluído até 2020. Professores também devem receber formação ao longo desse período para que possam conhecer o documento.

 

 

Em nota, o ministro Mendonça Filho ressaltou que a BNCC foi construída ao longo dos últimos três anos com a colaboração de educadores e especialistas em educação de todas as regiões do Brasil. “Com a BNCC, o Brasil se alinha aos melhores e mais qualificados sistemas educacionais do mundo, que já se organizam em torno de uma base comum”.

 

 

A implantação de uma Base Nacional Comum Curricular é prevista pela Constituição de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996.

 

 

O QUE MUDA?

ÁREA DE LINGUAGENS

 

Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa

 

Alfabetização (deve ser finalizada no fim do 2º ano)

 

  • 1º ANO (6 ANOS) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas

 

  • 2º ANO (7 ANOS) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva

 

Outras habilidades de Língua Portuguesa:

 

  • 3º ANO, 4º ANO, 5º ANO (8 A 10 ANOS) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

 

  • 6º ANO E 7º ANO (11 E 12 ANOS)

 

Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos, analisando e avaliando a confiabilidade

 

  • 8º ANO E 9º ANO (13 E 14 ANOS)

 

Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA

 

  • 2º ANO (7 ANOS)

 

Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças

 

  • 7º ANO (12 ANOS)

 

Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras

 

 

 

 

 

MATEMÁTICA

 

  • 1º ANO (6 ANOS)

 

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos

 

  • 5º ANO (10 ANOS) Identificar frações equivalentes

 

  • 9º ANO (14 ANOS) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIAS

 

  • 1º ANO (6 ANOS)

 

Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

 

  • 9º ANO (14 ANOS) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes

 

 

 

 

 

HISTÓRIA

 

  • 3º ANO (8 ANOS)

 

Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado

 

  • 8º ANO (13 ANOS)

 

Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo

 

 

 

 

 

 

ENSINO RELIGIOSO

 

Foi adicionada à Base na quarta revisão e ainda está em discussão se ficará como área ou entrará em Ciências Humanas

 

  • 3º ANO (8 ANOS)

 

Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas

 

  • 5º ANO (10 ANOS) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras

 

  • 9º ANO (14 ANOS) Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos
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