Empresa de Papanduva fecha parceria de ressocialização com UPA de Canoinhas

Foto: Vista interna da empresa Recicla Brasil/Divulgação

Por Fernando Foggiatto

Especial para o JMais

 

O Grupo Recicla Brasil, que atua no segmento de reciclagem de materiais plásticos, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, está com um projeto de ressocialização, empregando detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas. Os detentos trabalham para a empresa de Papanduva por oito horas diárias, com intervalo de uma hora para refeição. O trabalho é realizado dentro da UPA. Com isso, o detendo ganha uma profissão, uma remuneração salarial e, ainda, a cada três dias trabalhados a redução de um dia em sua pena.

Neste projeto os detentos que realizarem um bom trabalho, quando cumprirem suas penas, poderão fazer parte do quadro de colaboradores da empresa na sua volta à sociedade. Enquanto ele integrar a equipe da empresa, terá moradia fornecida pela Recicla Brasil.

Na quinta-feira, 10, o administrador da UPA de Canoinhas, João Renato Schiitter, esteve na empresa Recicla Brasil em uma reunião para acertar os últimos detalhes da parceria com os diretores da empresa.

“A escolha das pessoas que irão trabalhar para a empresa dentro da UPA terá como critério o comportamento na vida carcerária. Esta parceria de ressocialização irá trazer benefícios aos reeducandos, que além de receber pelos trabalhos prestados à empresa, resgatarão sua dignidade”, afirmou Schiitter

“Os três vínculos serão beneficiados – a sociedade, a UPA e a empresa. A sociedade terá um maior índice de ex-detentos reinseridos com sucesso, a UPA receberá a doação de um galpão da empresa e terá menos detentos ociosos e a empresa estará executando um projeto social e com isso ainda obterá um produto”.

A Empresa Recicla Brasil também possui um projeto em parceria com o Presidio Regional de Mafra dependendo apenas da prefeitura do município para iniciar a execução.

Rolar para cima