Obra de 7,5 mil metros quadrados foi erguida ao custo de R$ 20 milhões
Depois de seis anos entre anúncio e conclusão da obra, será inaugurado nesta segunda-feira, 22, a nova sede do Fórum da Comarca de Canoinhas. A obra tem 7,5 mil metros quadrados e custou R$ 20 milhões. A inauguração está marcada para as 18h30 e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço.
Na nova sede devem funcionar as três Varas da comarca, além das promotorias. O novo Fórum está situado ao lado do 3º Batalhão de Polícia Militar, na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Duque de Caxias.
DESTINO
Com a desocupação do antigo prédio onde funcionará o Fórum até esta sexta-feira, 19, começa uma discussão intensa pelo destino do local. A Justiça do Trabalho, que deve construir sede própria no antigo prédio do Besc, pleiteia o prédio para usá-lo até que a reforma que deve começar neste ano esteja concluída. Servidores e juízes reclamam do estado precário do anexo do Banco do Brasil hoje ocupado por eles.
Deputado Antonio Aguiar (PMDB) defende a doação do prédio ao Hospital Santa Cruz. A ideia seria leiloá-lo para fazer caixa para o HSCC.
Vice-prefeito Renato Pike (PR) chegou a anunciar que havia intenção de sediar uma Vara da Justiça Federal no prédio, conversa que não avançou.
Já a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sugeriu que o prédio seja usado como uma espécie de Casa da Cidadania. A ideia seria concentrar no local os serviços cujas sedes, hoje, o Município paga aluguel.