Ponte Preta – SP X Ituano – SP
Ponte Preta e Ituano ficaram no empate por 1 a 1 na tarde deste sábado (3), no Estádio Novelli Júnior, pela quinta rodada do Paulistão Itaipava. Fellipe Cardoso abriu o placar, enquanto Igor Vinícius deixou tudo igual. Com o resultado, o time campineiro segue sem perder fora do Moisés Lucarelli, somando sete pontos, mesma pontuação do Ituano.
A Ponte Preta foi até Itu e se postou de um modo defensivo para tentar superar o Ituano. Dessa forma, envolveu o adversário e acabou abrindo o marcador aos 26 minutos. Orinho pegou a bola na esquerda e cruzou. A bola atravessou toda a área e acabou com Fellipe Cardoso cabeceando para o fundo das redes.
O Ituano só conseguiu ameaçar o time campineiro nos minutos finais. Ronaldo recebeu dentro da área, chutou e só parou na grande defesa de Ivan. Antes do apito final, o mesmo atacante mandou rente à trave.
No segundo tempo, o Ituano saiu com tudo em busca do empate, cercou o time da Ponte Preta e deixou tudo igual aos 20 minutos. Serrato jogou a bola para área, Igor Vinícius entrou em velocidade pela direita e chutou para o gol.
O empate animou o time do Ituano, que foi com tudo em busca da vitória. No entanto, esbarrou na defesa da Ponte Preta, que conseguiu arrancar um ponto de Itu.
Na próxima rodada, a Ponte Preta enfrenta o Novorizontino no sábado, 10, às 16h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. No mesmo dia e horário, o Ituano visita o Botafogo no Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
São Paulo – SP X Botafogo – SP
O São Paulo reassumiu nesta sábado a liderança do Grupo B do Paulistão Itaipava, pelo menos de forma provisória. Com gols de Diego Souza e Cueva, o time de Dorival Júnior venceu o Botafogo por 2 a 0 no estádio do Morumbi, em São Paulo, pela quinta rodada da competição. Essa foi a segunda vitória consecutiva do clube, que já vinha de um triunfo em cima do Madureira-RJ na última quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Com sete pontos, o São Paulo garantiu a liderança pelos critérios de desempate. Com um gol de saldo, o time ficou na frente da Ponte Preta, que também tem sete pontos, mas nenhum gol de saldo. Do outro lado, no Grupo D, o Botafogo encerra a rodada com seis pontos.
A história do jogo poderia ter sido diferente ainda no primeiro lance da partida. Com dois minutos, Dodô cobrou uma falta da intermediária e exigiu uma linda defesa de Sidão. O rebote ficou nos pés de Lucas Taylor, que tentou completar, mas acabou jogando no travessão. Estreando com a camisa do São Paulo, Nenê também tentou marcar em uma cobrança de bola parada, aos 12 minutos, mas finalizou em cima da barreira.
Em outra chance incrível para o Botafogo, aos 25 minutos, Lucas Taylor puxou o contra-ataque pela direita e procurou Bruno Moraes pelo meio, mas o atacante errou o domínio e a bola cruzou todo o campo até ficar com Dodô do outro lado. Sem marcação, o camisa 10 bateu de primeira, tirando de Sidão, mas viu ela explodir na trave e voltar nos pés de Éder Militão, que afastou o perigo para o São Paulo.
Melhor em campo, o Botafogo teve a terceira oportunidade de abrir o placar ainda no primeiro tempo, com 41 minutos. Marcos Guilherme vacilou na jogada individual e deu o contra-ataque para o adversário. Bruno Moraes recebeu mano a mano com Rodrigo Caio, ajeita o corpo e tenta finalizar no cantinho de Sidão, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Na volta do intervalo, Dorival Júnior encerrou a longa espera e mandou Cueva para o campo no lugar de Brenner. Com cinco minutos do segundo tempo o São Paulo conseguiu abrir o placar no Morumbi. Nenê aguardou a movimentação e lançou Reinaldo nas costas da marcação. O lateral esquerdo foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Diego Souza, que se antecipou a marcação e apenas escorou para o fundo das redes.
Crescendo na partida, o Botafogo teve a chance mais clara da partida com 10 minutos. Bruno Moraes ganhou do zagueiro Bruno Alves, avançou em velocidade e cruzou rasteiro para Willian Oliveira, que bateu firme, mas viu uma linda defesa de Sidão. O goleiro voltou a ser importante aos 22 minutos, quando defendeu um cabeceio forte de Naylhor praticamente na pequena área.
Em cobrança de escanteio pelo lado direito, Bruno Alves subiu para tentar o cabeceio, mas foi segurado por Serginho dentro da grande área e o árbitro sinalizou a penalidade máxima. Cueva pediu para cobrar, bateu com força de perna direita, no cantinho, e marcou seu primeiro gol na temporada, com 38 minutos, decretando os números finais da partida.
Novamente no Morumbi, o São Paulo joga com o Bragantino na quarta-feira, 7, às 21h45, pela 6ª rodada do Paulistão Itaipava. Já o Botafogo enfrenta o Ituano apenas no sábado, às 16h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Red Bull Brasil – SP X Bragantino – SP
O Bragantino conseguiu arrancar o empate por 1 a 1 com o Red Bull Brasil no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela quinta rodada do Paulistão Itaipava neste sábado, 3. Claudinho abriu o placar para o time da casa ainda no primeiro tempo, mas Matheus Peixoto deixou tudo igual na segunda etapa. Com o resultado o time de Bragança Paulista completou três jogos sem vencer no estadual, mas segue na vice-liderança do Grupo A.
Com sete pontos, o Bragantino segue atrás do Corinthians, que joga no domingo. O clube não tem como perder sua posição, mas um resultado neste sábado era importante para se isolar na briga. O Red Bull Brasil aparece com seis pontos, brigando pela classificação no Grupo D.
Com o mando de campo, o Red Bull começou o jogo subindo as linhas de marcação e tentando se impor dentro de campo, mas encontrou em campo um Bragantino bem postado, principalmente no meio campo. Quando conseguiu furar o ferrolho, Claudinho recebeu na intermediária, ajeitou o corpo e mandou uma bomba de fora da grande área. O goleiro Alex Alves até pulou, mas nada pode fazer quando a bola tocou o fundo das redes aos 29 minutos.
À frente no placar, o Red Bull tratou de aproveitar a posse de bola, usando principalmente as bolas alçadas na grande área para tentar levar perigo ao gol adversário. Do outro lado, o Bragantino recou os jogadores para trás da linha da bola, buscando um vacilo para puxar o contra-ataque.
Mas o Bragantino só conseguiu empatar a partida aos 18 minutos do segundo tempo, em uma jogada de velocidade pelas pontas. Léo Jaime conseguiu uma boa jogada individual pela esquerda e acionou Nininho, que acompanhou a movimentação e cruzou rasteiro para Matheus Peixoto apenas escorar, no primeiro pau, para o fundo das redes.
Na quarta-feira, 7, às 21h45, o São Paulo recebe o Bragantino no Morumbi, em São Paulo, pela sexta rodada do Paulistão Itaipava. Já o Red Bull terá uma semana de trabalho antes de jogar com o São Caetano no próximo sábado, 10, às 19h, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.
Palmeiras – SP X Santos – SP
Na estreia de Gustavo Scarpa, o Palmeiras derrotou o Santos pelo placar de 2 a 1, em partida realizada na tarde deste domingo, no Allianz Parque, pela quinta rodada do Paulistão Itaipava. Antônio Carlos e Borja marcaram para o time da casa, enquanto Renato diminuiu.
Com o resultado o time comandado por Roger Machado segue com 100% de aproveitamento, na liderança do Grupo C, com 15 pontos. O Santos, por sua vez, apesar do tropeço, está na primeira posição do Grupo D, com sete.
Em seu primeiro clássico na temporada 2018, o Palmeiras precisou de apenas dois minutos para abrir o marcador diante do Santos. Após cobrança de escanteio de Dudu, Antônio Carlos subiu sozinho para mandar para o fundo das redes. O segundo só não veio logo na sequência por que a cobrança de falta de Lucas Lima ficou na trave.
O Santos equilibrou as ações e chegou com perigo aos 13 minutos. Arthur Gomes recebeu pela direita e exigiu grande defesa de Jailson, que operou um milagre, em seguida, na cabeçada de Sasha.
Na segunda etapa, o panorama não mudou. O Palmeiras iniciou o jogo na pressão e ampliou aos quatro minutos. Willian cortou para a esquerda, passou por dois jogadores do Santos e viu a bola sobrar limpa para Borja. O atacante chutou sem chances para Vanderlei.
Em desvantagem, o Santos adiantou a marcação e saiu em busca do gol. Aos 17 minutos, Daniel Guedes cobrou escanteio para Renato, que tentou de calcanhar. Marcos Rocha salvou em cima da linha. A jogada seguiu com o próprio lateral santista, que cruzou de novo para o camisa 8 desviar de cabeça para diminuir o placar.
Após o gol, o Palmeiras deixou o meio de campo populoso e truncou o duelo. O Santos não conseguiu infiltrar e acabou saindo de São Paulo com a derrota.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta a Ferroviária no sábado, às 16h30, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. No mesmo dia, às 19h, o Palmeiras visita o Mirassol no Estádio José Maria de Campos Maia.
São Caetano -SP X Mirassol – SP
O Mirassol conheceu na noite deste domingo a sua primeira vitória no Paulistão Itaipava. Jogando fora de casa, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o time de Moisés Egert venceu o São Caetano por 2 a 0, com gols de Marlon Farias e Zé Roberto. O resultado desta quinta rodada colocou o clube na briga por uma vaga na próxima fase pelo Grupo D, enquanto o adversário entrou na zona de rebaixamento.
Com três pontos, o São Caetano tem provisoriamente a segunda pior campanha da competição, com apenas três pontos no Grupo B. A situação pode piorar, já que Ferroviária e Linense se enfrentam nesta segunda-feira. Do outro lado, o Mirassol chegou aos cinco pontos e já pode começar a pensar em uma briga por uma vaga na próxima fase.
Em jogo truncado, o São Caetano sofreu para conter as jogadas do Mirassol. Mesmo fora de casa, o time de Moisés Egert trabalhava bem na cabeça da grande área e poderia ter aberto o placar aos 28 minutos, numa finalização de Léo Baiano da meia lua. Pouco tempo depois, aos 35, Rodolfo cobrou uma falta pelo lado direito, Jesiel cabeceou na trave e se oferece a Marlon Farias, que só empurra para o fundo das redes.
Para o segundo tempo o técnico Luis Carlos Martins tentou mudar a história do jogo trocando Régis por Diego Rosa, buscando uma solução de velocidade no campo ofensivo. O São Caetano estava com dificuldade para criar, enquanto o Mirassol explorava os espaços deixados pelas pontas para buscar uma jogada individual. Aos poucos quem passou a se destacar foi o goleiro Helton Leite.
Com 12 minutos, o Mirassol arriscou mais uma finalização de fora da área com Douglas Baggio, mas o goleiro apenas acompanhou ela sair pela linha de fundo. Mais tarde, aos 18, Gilsinho ficou com a bola e soltou a bomba, mas Helton Leite saltou para espalmar de mão trocada. Mas a pressão surtiu efeito aos 32 minutos, quando Zé Roberto recebeu frente a frente com o arqueiro e não perdoou, mandando para o fundo das redes.
No próximo sábado o São Caetano joga com o Red Bull Brasil no estádio Anacleto Campanella, às 19h, pela sexta rodada do Paulistão Itaipava, em São Caetano do Sul. Já o Mirassol recebe o Palmeiras no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, também às 19h de sábado.
Corinthians – SP X Novorizontino – SP
O Corinthians se isolou ainda mais na liderança do Grupo A ao derrotar o Novorizontino pelo placar de 1 a 0, em partida realizada na noite deste domingo, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, pela quinta rodada do Paulistão Itaipava.
Com o resultado, o Corinthians já soma 12 pontos, perdendo apenas para o Palmeiras, com 100% de aproveitamento. O Novorizontino, por sua vez, é o terceiro do Grupo C, com sete.
Com o apoio de seus torcedores, o Novorizontino foi para cima do Corinthians nos minutos iniciais. A tática por muito pouco não deu resultado. Em um recuo de Pedro Henrique, Cássio chuta a bola em cima de Magno Alves, que quase marcou.
Após o susto, o Corinthians equilibrou as ações e abriu o marcador aos 40 minutos. Em cobrança de falta de Jadson, Pedro Henrique subiu livre para cabecear para o fundo das redes.
No segundo tempo, o Corinthians optou por administrar a partida. O time comandado por Carille ficou com a posse de bola e envolveu o Novorizontino, que buscava exercer uma pressão, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário.
A etapa final acabou servindo para os torcedores reencontrarem o atacante Emerson Sheik. Principal destaque na conquista da Libertadores pelo clube, o jogador voltou a vestir a camisa alvinegra, porém, passou em branco neste domingo.
Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta o Santo André na sexta-feira, às 19h, no Estádio Bruno José Daniel. No sábado, às 16h30, o Novorizontino visita a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas.