Elizandro Gonçalves de Almeida Tibes escapou da prisão em outubro do ano passado
Um homem que estava foragido da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas foi localizado pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira, 13, em Caçador. A informação é da Rádio Caçanjurê. O detento, Elizandro Gonçalves de Almeida Tibes, escapou da prisão em outubro do ano passado.
Segundo informações da Polícia, o foragido foi abordado por uma guarnição na rua Lucídio Alves Pacheco, no bairro Martello. Os policiais verificaram que ele possuía um mandado de prisão em aberto.
Elizandro fugiu em outubro passado enquanto trabalhava na cozinha da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas.
Segundo o chefe de segurança da UPA, Anderson Luis de Lima, disse à época, ao contrário do que foi disseminado por grupos de whatsapp e sites de notícias falsas, ele nunca cometeu assaltos. A pena que cumpre é por pequenos furtos. “Podemos dizer que é um ladrão de varais”, resumiu Anderson.
A apenas cinco meses de cumprir sua pena, Tibes, que estava no regime semiaberto, perdeu sua mãe um dia antes da fuga. Ele foi liberado para o velório, mas voltou para a UPA. No dia seguinte, enquanto preparava o jantar, ele se aproveitou de um momento de distração dos guardas e fugiu pulando a cerca. “Não temos uma muralha, apenas cercas, o que facilitou a fuga”, explicou Anderson.
Diante dos fatos, Elizandro foi encaminhado ao Presídio Regional de Caçador, onde está à disposição da Justiça. De lá deve ser recambiado para a UPA de Canoinhas.