5 jogos agitaram a rodada de quarta-feira do Campeonato Paulista

SÃO BENTO X CORINTHIANS

 

O primeiro jogo do Corinthians na sua Arena em 2018 não foi como a torcida esperava. Na noite desta quarta-feira, pela sétima rodada do Paulistão Itaipava, o time paulistano acabou derrotado pelo São Bento por 1 a 0. O zagueiro João Paulo foi o autor do único gol da partida.

 

 

Com o bom resultado, o São Bento quebrou um jejum de 31 anos sem derrotar o Corinthians. A última vitória havia sido no dia 12 de agosto de 1987 por 2 a 1, em Sorocaba.

 

 

Esta foi a segunda derrota seguida do Corinthians, que segue na liderança do Grupo A, com 12 pontos. O São Bento, por sua vez, tem a mesma pontuação, mas é vice-líder do Grupo C, atrás do Palmeiras.

 

 

Fábio Carille, treinador do Corinthians, mexeu no time para a estreia em Itaquera. Além de promover a estreia do zagueiro Henrique, contratado junto ao Fluminense, o técnico colocou Jadson e Rodriguinho para jogarem na armação e ainda promoveu a entrada de Marquinhos Gabriel no trio de ataque.

 

 

A formação deixou o time mais criativo e com rapidez na chegada ao ataque. Numa dessas boas subidas, Jùnior Dutra finalizou rasteiro, mas Romero não conseguiu alcançar a bola no segundo pau para completar.

 

 

Bastante organizado, o São Bento se segurava como podia e abriu o placar em jogada de bola área, aos 23 minutos. Lucas Crispim bateu escanteio no primeiro pau e João Paulo desviou para o fundo das redes.

 

 

Os donos da casa sentiram o gol e viram o adversário crescer na marcação, fechando os espaços. Ainda na primeira etapa, Celsinho teve a chance de ampliar, mas também chegou atrasado após finalização de Anderson Cavalo.

 

 

No segundo tempo, o Corinthians seguiu pouco inspirado, mesmo com as entradas de Camacho e Clayson e a mudança no esquema tático. Quem teve a principal chance de marcar foi o São Bento. Aos 29 minutos, em contra-ataque pela direita, Régis entortou Clayson e bateu cruzado. Dentro da pequena área, quase embaixo do gol, Léo Itaperuna perdeu a passada, errou o tempo do carrinho e mandou para fora.

 

 

Na base da pressão, o Corinthians seguiu em cima do adversário e perdeu boa chance com Romero. Rodriguinho insistiu em jogada pela esquerda e levantou na cabeça do paraguaio, que apareceu de peixinho. Bem posicionado, Rodrigo Viana fez grande defesa e evitou o gol certo, garantindo a vitória sorocabana.

 

 

O São Bento volta a campo contra o Botafogo, no próximo domingo, às 19h30, no Walter Ribeiro, em Sorocaba. Na segunda-feira, o Corinthians visita o Red Bull, às 20h, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

 

 

FERROVIÁRIA X SANTO ANDRÉ

 

A Ferroviária conseguiu desencantar jogando diante sua torcida. Na noite desta quarta-feira, o time de Araraquara conseguiu a primeira vitória na Fonte Luminosa, sua casa, ao derrotar o Santo André, por 2 a 1, em jogo válido pela sétima rodada do Paulistão Itaipava.

 

 

Nos três jogos que havia feito em seus domínios, a Ferroviária empatou dois (2 a 2 contra o Santos e 1 a 1 com o Ituano) e perdeu um (2 a 1 diante o Botafogo). O resultado recolocou o time na briga pela vaga do Grupo C, com nove pontos, na perseguição ao São Bento.

 

 

O Santo André, por sua vez, perde o embalo pela vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, na última sexta-feira, e segue em terceiro lugar no Grupo B, com sete pontos.

 

 

Empurrada pela torcida, a Ferroviária fez pressão no início e viu Neneca salvar o Santo André duas vezes, fazendo grandes defesas, em finalizações de Hygor e Wellington Júnior. De tanto insistir, Moacir, que comemora aniversário nesta quarta-feira, marcou de cabeça aos 18 minutos. Mesmo com a vantagem, o time da casa deixou espaços para o adversário contra-atacar.

 

 

Aos 31 minutos, Lincom não desperdiçou a oportunidade que teve e mandou para as redes de Tadeu. A igualdade, no entanto, não foi duradoura, pois Hygor desempatou logo aos 37 minutos, em finalização com força. Antes do intervalo, o jogo seguiu aberto, com chances para os dois lados, mas a vantagem araraquarense permaneceu.

 

 

A Ferroviária voltou mais ligada no segundo tempo e soube segurar a bola no campo de ataque, freando qualquer reação do adversário. O Santo André demorou para entrar no jogo, mas conseguiu chegar com perigo em finalização de Dudu Vieira, que parou em Tadeu.

 

 

Os dois times voltam a campo no próximo sábado. O Santo André recebe o Bragantino, às 16h30, no Bruno José Daniel, no ABC. Mais tarde, às 19h, a Ferroviária visita o São Caetano, no Anacleto Campanella, na mesma região de São Paulo.

 

 

BOTAFOGO X PONTE PRETA

 

Botafogo e Ponte Preta se enfrentaram na noite desta quarta-feira e ficaram no empate por 1 a 1, em jogo válido pela sétima rodada do Paulistão Itaipava, no Estádio Santa Cruz. Com o resultado, o time campineiro perdeu a oportunidade de ultrapassar o líder São Paulo e segue na vice-liderança do Grupo B, com dez pontos. Os botafoguenses perderam a primeira posição do Grupo D para o Santos e ficam no segundo lugar, com dez pontos.

 

 

A Ponte Preta foi dona do jogo nos primeiros momentos e não demorou a tirar o zero do placar. Com oito minutos de bola rolando, Fellipe Cardoso aproveitou roubada de bola de Emerson e chutou da entrada da área para fazer o gol.

 

 

Mesmo após o adversário abrir o placar, o Botafogo seguiu com dificuldades e custava para frequentar o campo de ataque. Aos poucos, se organizou melhor e conseguiu chegar com perigo em algumas oportunidades, mas também deu espaço para a Ponte Preta, que teve chances de fazer o segundo.

 

 

No segundo tempo, o Botafogo foi tão rápido quanto o adversário na etapa inicial para balançar a rede. Aos sete minutos, o artilheiro Bruno Moraes recebeu passe de Danielzinho e tocou na saída do goleiro Ivan para marcar seu quinto gol no Paulistão. Depois disso, foram criadas chances pontuais para os dois lados, mas o placar fechou no 1 a 1.

 

 

Os dois times voltam a campo às 19h30 do próximo domingo, para a disputa da oitava rodada. A Ponte Preta recebe o Palmeiras no Moisés Lucarelii, enquanto o Botafogo vai ao Walter Riberio enfrentar o São Bento.

 

 

SÃO CAETANO X SANTOS

 

Em seu retorno a Vila Belmiro o atacante Gabriel Barbosa já mostrou o seu antigo faro de gol. Contra o São Caetano, o camisa 10 deixou a sua marca na vitória por 2 a 0 e devolveu a liderança do Grupo D ao time da Baixada Santista – Lucas Veríssimo fez o primeiro gol. O resultado desta sétima rodada do Paulistão Itaipava deixou o time de São Caetano do Sul na lanterna da competição, com três derrotas nos últimos quatro jogos.

 

 

Com 11 pontos, o Santos voltou para a primeira posição e afastou a crise antes do clássico com o São Paulo no final de semana – o time de Jair Ventura contou com um empate por 1 a 1 do Botafogo, que agora tem 10 pontos, diante da Ponte Preta. Já o São Caetano segue na lanterna do Grupo B, com apenas quatro pontos. O time agora tem a pior campanha do campeonato, atrás do Linense pelo saldo de gols – o time de Lins ainda joga na quinta-feira.

 

 

O início do jogo foi um embate entre os goleiros. Primeiro com Vanderlei, que espalmou uma cobrança de falta de Alex Reinaldo logo aos três minutos. Pouco tempo depois foi a vez de Helton Luiz cortar uma finalização de Gabriel Barbosa de dentro da grande área. Na sequência, em cobrança de escanteio, David Braz também ficou em condições de marcar, mas o arqueiro do São Caetano mais uma vez estava em cima da jogada.

 

 

Aos 13, em nova jogada pelo alto, Daniel Guedes mandou na cabeça de David Braz e ele testou firme, mas Helton Luiz novamente fez uma defesa espetacular. O placar só foi inaugurado de verdade aos 34 minutos com o outro zagueiro: Lucas Veríssimo. Jean Motta cruzou no segundo pau, Copete ajeitou para o meio da pequena área e o camisa 28 apenas escorou de cabeça.

 

 

Com a vantagem, o Santos passou também a controlar a partida, mantendo a posse. Com um minuto do segundo tempo o time da casa conseguiu ampliar o placar. Eduardo Sasha tentou lançar Gabriel Barbosa, mas a defesa intercepta. Ainda assim, o atacante brigou para ficar com a bola, limpou a jogada e bateu cruzado, sem chances para Helton Leite. O camisa 10 marcou seu segundo gol na temporada e um primeiro em seu retorno a Vila Belmiro.

 

 

Precisando do resultado, o São Caetano passou a controlar a posse de bola. Ainda assim, o Santos se aproveitava do contra-ataque. No principal lance, aos 46 minutos do segundo tempo, David Braz arrancou pelo meio e deixou com Gabriel Barbosa pela esquerda, que de primeira lançou Vitor Bueno. O meia tentou bater rasteiro, mas Helton Luiz espalmou para linha de fundo.

 

 

Agora o Santos se prepara para o Clássico San-São. No domingo, às 17h, o time de Jair Ventura enfrenta o São Paulo no Morumbi, na capital paulista, pela oitava rodada do Paulistão Itaipava. Já o São Caetano recebe a Ferroviária no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, às 19h do sábado.

 

 

LINENSE X SÃO BENTO

 

Com gol aos 47 minutos da etapa complementar, marcado por Matheus Lopes, o Linense buscou o empate diante do São Bento pelo placar de 2 a 2, em partida realizada na noite desta sexta-feira, no Estádio Walter Ribeiro, pela pela sexta rodada do Paulistão Itaipava.

 

 

Com o resultado, o São Bento terminou o dia na segunda posição do Grupo B, com oito pontos, enquanto o Linense, ainda na zona de rebaixamento, soma quatro.

 

 

Com risco de deixar a zona de classificação, o São Bento começou o jogo em cima do Linense. A posse de bola se transformou em gol aos 17 minutos. Celsinho recebeu a bola no campo de defesa, tabelou com Diego Felipe e chutou para o fundo das redes.

 

 

Após o gol, o Linense equilibrou as ações e deixou tudo igual aos 30 minutos. Em cobrança de falta, Murilo Henrique encheu o pé. A bola desviou em Fábio Bahia e acabou surpreendendo Henal.

 

 

No segundo tempo, o panorama foi outro. O Linense parecia satisfeito com o resultado e acabou se fechando. O São Bento também apostou nas jogadas de contra-ataque, deixando o jogo truncado no meio de campo.

 

 

A partida só foi ganhar em emoção nos minutos finais, quando Marcelo Cordeiro cobrou falta da cabeça de Luizão, que só desviou para dar a vitória ao São Bento. Mas a comemoração não durou muito. Antes do apito final, Matheus Lopes aproveitou a falha de Henal para deixar 2 a 2.

 

 

Na próxima rodada, o São Bento enfrenta o Corinthians na quarta-feira, às 21h45, na Arena Corinthians. Na quinta, às 21h, o Linense visita o Palmeiras no Allianz Parque.

 

 

 

Rolar para cima