Depois de dois meses de atraso, provocado pela enchente de junho, começa no dia 4 de agosto a coleta seletiva de lixo em Canoinhas.
Com 20 integrantes, a formação da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Canoinhas permite que a Município passe a oferecer à comunidade a coleta seletiva de lixo reciclável. São plásticos, vidros, papéis e metais que sempre foram misturados ao lixo comum, mas que a partir do dia 4 de agosto passam a ser coletados pela Serrana, mesma empresa que faz a coleta do lixo comum, que também ganhou o processo licitatório para coletar o material reciclável. Com um caminhão diferente e em dias diferentes (veja a tabela conforme os bairros, abaixo), a Serrana vai passar pelo menos uma vez por semana em cada bairro de Canoinhas exclusivamente para coletar material reciclável. O cronograma de coleta de lixo comum segue normal.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Adinor da Silva, frisa a necessidade de conscientizar a comunidade para a importância de separar o lixo reciclável. “Vamos fazer uma grande campanha de divulgação, que envolve a imprensa e distribuição de fôlderes”, explica. No dia 1º de agosto, um caminhão de som vai passar pelos bairros onde haverá coleta para anunciar o início da coleta.
Silva lembra que embora o ideal seja separar o material reciclável, a princípio, o canoinhense pode colocar na mesma sacola vidros, metais e papéis. Ele lembra, no entanto, que isso não inclui terra, areia, entulhos, resíduos industriais e hospitalares. Esse tipo de lixo só pode ser recolhido por empresa credenciada, como é o caso da GR Soluções Ambientais, em Canoinhas.
Para o presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável, Pedro Oliveira, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a coleta seletiva vai proporcionar renda para 20 famílias. Ele conta que já existem compradores interessados. “Vamos vender para quem pagar mais”, afirma.
A coleta será feita de segunda a sexta-feira. O material coletado será encaminhado ao barracão construído há dois anos no Campo d’Água Verde, onde a Associação vai trabalhar.
Pela dificuldade em se formar a Associação, o barracão ficou pronto antes e vândalos chegaram a depredar o local, que foi reformado antes mesmo de ser inaugurado.
Segundo Adinor, o barracão, que foi usado de abrigo para famílias atingidas pela enchente, está pronto para ser usado pelos recicladores.
CRONOGRAMA DE COLETA EXCLUSIVO PARA MATERIAL RECICLÁVEL*
Segunda-feira
Alto da Tijuca
Jardim Esperança
Terça-feira
Industrial 1
Sossego
Tricolim
Quarta-feira
Alto das Palmeiras
Boa Vista
Água Verde
Industrial 2
Quinta-feira
Centro
Marcílio Dias
Sexta-feira
Campo d’Água Verde
*A partir de 4 de agosto