Rubem Alves: e ele retorna ao eterno…

No dia 19 de julho de 2014 o escritor e educador Rubem Alves retornou ao eterno. A  passagem desse grande mineiro por aqui nos deixou olhares novos sobre as coisas, nos “abriu” os sentidos para vivermos a vida com mais atenção ao eterno que está ao nosso redor, eterno esse que passa pelas coisas que amamos – e ele amava os ipês amarelos!

Seu jardim, dizia ele, eram seus sonhos, nenhum paisagista poderia fazer por ele, pois não podiam sonhar seus sonhos. E isso era conselho que ele dava para todos aqueles que desejavam ter um jardim: façam vocês mesmos!

Amava também sua cozinha, local  preferido de sua casa e onda gostava de estar com seus amigos e familiares, onde muitas vezes ele mesmo preparava a comida. Eis um trecho do seu texto “Aprendendo das cozinheiras”: “É que tenho um fascínio enorme pelas panelas, pelo fogo, pelos temperos e por toda a bruxaria que acontece nas cozinhas, para a produção das coisas que são boas para o corpo. Não é só uma questão de sobrevivência. Os cozinheiros dos meus sonhos não se parecem com especialistas em dietética. Interessa-me mais o prazer que aparece no rosto curioso e sorridente de alguém que tira a tampa da panela, para ver o que está lá dentro.”

Sua capacidade de apontar caminhos através do que escrevia e falava era encantador, não só pela poesia que havia em suas palavras  mas pela simplicidade e pelo amor que demonstrava por aquilo que fazia, pela vida (sua e a de todos e tudo), por suas experiências (história) e mesmo por Deus, embora algumas vezes tenha parecido ser um rebelde nessa parte de religião. Porém, ele sabia que podia (e soube) encontrar Deus fora dela também.

 

Defendia a educação com um olhar de liberdade, de vontade de despertar nas pessoas novas perguntas e não somente ficar com as respostas prontas. Ajudou educadores e educandos o quanto pode, deixando um vasto material nesta área.

Seus livros são tanto para crianças quanto para adultos e fazem mergulhar fundo, sem deixar ninguém boiando ou se afogando em seu conteúdo.

Tomo a liberdade de convidar a todos para visitarem o Clube do Saber – Rubem Alves, lá vocês terão acesso a seu acervo, conhecerão melhor este ser humano e poderão se beneficiar de muito saber. Há muitos… e com certeza há um para você também!

Rolar para cima