Documento assinado por toda a edilidade elenca serviços prestados pela repartição e problemas a serem enfrentados com o fechamento da unidade
Em moção de apoio à permanência da 25ª Gerência Regional de Saúde (GERSA) no município, os vereadores de Canoinhas indicaram a relevância dos serviços prestados pela repartição e as dificuldades que usuários e servidores devem enfrentar caso a unidade seja transferida para Mafra. O documento foi enviado ao Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira (MDB), ao Secretário de Estado de Saúde, Acélio Casagrande, aos deputados estaduais e aos deputados federais e senadores da bancada catarinense. No documento, os vereadores elencam a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, a falta de suporte técnico aos municípios e o desgaste dos profissionais como os principais problemas associados à possível mudança da gerência para o município vizinho, considerando que, atualmente, a 25ª GERSA presta serviços para as populações de Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Matos Costa.
DEBATE
Durante a discussão do requerimento na sessão de segunda-feira, 19, a vereadora Norma Pereira (PSDB) lamentou a falta de posicionamentos oficiais do governo estadual sobre a atual situação das gerências regionais de Saúde e Educação. Norma destacou que, apesar de incorporadas à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), as gerências existiam no município anos antes da criação da repartição. Para a vereadora, além do prejuízo aos usuários dos serviços de saúde prestados pelo estado, o ônus da mudança também será estendido às prefeituras dos municípios da região, “porque os problemas virão para as [secretarias] de assistência social”, afirmou.
O vereador Paulo Glinski (PSD) argumentou que, mesmo com a decisão do fechamento das Agências de Desenvolvimento Regional, a situação das gerências deve ser analisada de forma separada. “A gente clama que as autoridades competentes se sensibilizem e revejam essa situação”, afirmou.
A economia pretendida com o fechamento das gerências também foi debatida durante a sessão. O vereador Célio Galeski (PR) relatou que, como a maior parte dos servidores é efetiva, será necessária a disponibilização de espaços para alocar os funcionários, bem como os equipamentos da unidade de Canoinhas, de modo a acarretar custos com aluguel. “É um retrocesso que está sujeito a acontecer”, afirmou.
Ao lembrar de outros serviços que o município perdeu nos últimos meses, o vereador Edmilson Verka (PR) lamentou o possível fechamento das repartições. “Não temos mais Hemosc, gerências regionais, médico perito no INSS. Isso é uma vergonha”, afirmou. O vereador Chico Mineiro (PR) também destacou o encerramento das atividades do Hemosc como exemplo e cobrou mais representatividade estadual para manter as repartições no município.
A vereadora Camila Lima (MDB) destacou a importância em realizar manifestações e impedir que os serviços sejam retirados de Canoinhas. Já o vereador Paulinho Basílio (MDB) também cobrou um posicionamento oficial do governo estadual e pediu o apoio das lideranças da região para defender a permanência das gerências na cidade. “Se todos os municípios estiverem unidos, todos os líderes da região têm que tomar isso como um propósito e fazer acontecer”, afirmou.
MANIFESTAÇÃO
Uma das preocupações elencadas pelo vereador Célio Galeski (PR) diz respeito a possível transferência de equipamentos da gerência para a unidade de Mafra. “Esses equipamentos de saúde serão levados para Mafra”, afirmou. A vereadora Telma Bley (MDB), em concordância com a vereadora Norma Pereira (PSDB), defendeu que servidores e população manifestem-se com o intuito de impedir a retirada dos equipamentos da repartição. “Teríamos que partir para uma atitude mais contundente e fazer uma barreira humana”, afirmou. O presidente Coronel Mario Erzinger (PR) também relatou que, caso necessário, a população terá que manifestar-se. “Somente com a concentração de esforços efetiva é que o papel vai deixar de ser apenas um papel”, afirmou.
REQUERIMENTOS
Para buscar o apoio dos vereadores dos demais municípios atendidos pela 25ª GERSA, o vereador Paulinho Basílio (MDB) sugeriu a confecção de requerimentos enviados às Câmaras de Vereadores das cidades vizinhas, pedindo para que oficializem seus posicionamentos contra o fechamento das gerências. Os requerimentos foram confeccionados e votados ainda na sessão de segunda-feira, 19.
O presidente Coronel Mario Erzinger (PR) também confeccionou requerimento, encaminhado à ADR de Mafra, questionando se os projetos aprovados pela extinta ADR de Canoinhas terão continuidade, como é o caso da construção de novas salas de aula na Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral.