A situação de Genérico

Figura folclórica, simples, divertida e benquisto por muita gente, Neuzo Borges, o Genérico, não imaginava que sua eleição para a Câmara lhe trouxesse mais problemas que benefícios.

O salário é bom, mas até filho perdido apareceu do nada, fora as contas de água e luz e IPTU que os mais caras de pau lhe pedem pra pagar.

Isso não é nada, no entanto, diante dos problemas jurídicos e sucessivas tentativas de seus pares de transformá-lo em fantoche. É o preço do sucesso?

Considerando que a Justiça nem se deu conta de que Genérico não poderia ser candidato, sim. O Ministério Público passou  maior saia justa quando veio à tona que sua lupa anda meio míope ao analisar as candidaturas da comarca. Passou-se o prazo e, agora, ele sai da frigideira do MP e cai na dos próprios colegas. E quem quer tirar o mandato do vereador?

Excluindo seus suplentes, dentro da Câmara, ninguém.

Genérico tem amizade com todos os vereadores e apesar da simplicidade, é esperto. Cede a fim de garantir a própria sobrevivência e quando não tem como agradar um sem desagradar outro, usa a simplicidade a seu favor. Não sabia o que estava fazendo. Dessa forma, tem a simpatia de todos. Ademais, quem teria coragem de pedir a cassação de seu mandato e enfrentar a opinião pública? Ninguém. O que pode parecer uma medida moralizadora pode se voltar contra seu autor. Nenhum dos vereadores esquece que os votos de Genérico são de protesto contra o sistema político vigente.

 

Sem Samu

Houve indignação na Câmara de Irineópolis na semana passada quando um funcionário do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que opera no Município foi à tribuna alertá-los para a suposta intenção do prefeito Juliano Pereira (PSDB) de acabar com o serviço.

Por meio de sua assessoria, Pereira se limita a dizer que isso não passa de intriga da oposição.

A administração do Samu é tripartite – Governos federal, estadual e municipal.

 

>>> Pacientes de Irineópolis que dependem de um neurologista e que batem na porta do Hospital Santa Cruz, de Canoinhas, por sinal, são despachados para Jaraguá do Sul. Isso porque o prefeito não quis firmar convênio com o neurologista que atende no HSC. O tempo de viagem pode ser fator crucial entre a vida e a morte.

 

Números

A maior concorrência nas eleições deste ano será na disputa para entrar na Assembleia Legislativa. São cerca de 11 candidatos para cada uma das 40 vagas de deputado estadual. A relação candidato vaga na corrida para a Câmara é menor, média de 8,2, já que 131 pessoas disputam as 16 cadeiras. A menos concorrida é a do Senado. São sete candidatos disputando a vaga.

 

Receio

Vereadores de Irineópolis rejeitaram projeto de lei que abria as votações em todas as situações. Temem perseguição política, segundo a maioria deles. Dessa forma, processos de cassação de mandato, por exemplo, seguem em votação secreta.

 

Avaliação

Prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP), avalia que a eleição de Antonio Aguiar (PMDB) está garantida. Bem por isso, vai trabalhar para angariar votos para o correligionário Silvio Dreveck (PP) na disputa pela Assembleia. Na disputa federal, vai repetir o apoio a João Pizzolatti (PP).

 

 RÁPIDAS

PERFIL: Na casa dos 50 anos, que tem uma empresa própria, formado e casado. Esse o perfil da maioria daqueles que disputam os cargos de governador, vice-governador, deputado federal ou estadual e senador.

 

PERFIL 2: A maior parte dos candidatos, 18%, tem entre 50 e 54 anos. A segunda faixa etária mais presente está entre 45 e 49 anos, com 16% do total. Os homens são maioria: 70% contra 30% de presença feminina nas urnas. A profissão predominante é a de empresário. Advogados, deputados e vereadores vêm na sequência.

 

21 DE AGOSTO: É o prazo máximo para que o eleitor possa requerer voto em trânsito. Para se habilitarem, os eleitores devem dirigir-se ao cartório eleitoral mais próximo, munidos de documento oficial com foto, além de indicar em qual município pretendem votar.

 

PRÉ-CANDIDATO: Paulo Bauer foi inocentado da primeira acusação de propaganda antecipada dessa eleição.

Rolar para cima