Depois de um dia de recesso (segunda-feira, 11, foi Dia do Advogado e do Magistrado), a Justiça Eleitoral deve notificar nesta terça-feira, 12, o prefeito e o vice de Major Vieira, Israel Kiem (PSD) e David Ferens Primo (PP), da cassação dos respectivos mandatos.
A partir da notificação, o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Kizema (PT), deve assumir a prefeitura e iniciar os trabalhos para diplomar o segundo colocado nas eleições 2012, Orildo Severgnini (PMDB). Mas há controvérsias.
Para Kizema, tudo é uma surpresa. “Ninguém sabe de nada”, afirmou.
O JMais tentou contato com a Justiça Eleitoral, mas a autarquia só trabalha das 13 às 19h.
Há dúvidas se seria necessário o meio de campo entre o presidente da Câmara e o segundo colocado, considerando que todo o processo burocrático para Severgnini assumir a prefeitura já foi deflagrado no ano passado. Kiem conseguiu liminar para se manter no cargo quando Severgnini se preparava para assumir a prefeitura.
Por telefone, Severgnini disse que aguarda posicionamento da Justiça, mas que não sabe como será o procedimento de posse.
No sábado, 9, Kiem teve o sexto recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele entrou com novo pedido de suspensão da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).