Casan promete água para região do Paranazinho

Durante reunião que manteve no escritório da Casan, em Canoinhas, vereador Chiquinho da Silva (PMDB) recebeu a informação de que em breve a comunidade do Paranazinho, situada em Arroios, contará com abastecimento de água. O local fica 15 quilômetros distantes do centro da cidade.

Participaram do encontro, realizado na manhã de terça-feira, 12, o gerente regional da companhia, Herbert Groscopf Júnior e o engenheiro sanitarista, Felipe João Cavalheiro.

Licença ambiental autorizando a perfuração de poço semiartesiano naquela comunidade já foi expedida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Já a assinatura da ordem de serviço entre a Casan e a empresa responsável pela obra deve acontecer nos próximos dias. “Queremos concluir os trabalhos até o final deste mês”, garantiu Groscopf.

O poço terá aproximadamente 200 metros de profundidade. Além dele, serão instalados ainda três quilômetros de canos para levar a água até os domicílios. Serão 1.998 metros de tubos de duas polegadas e outros 1.002 metros com 0,75 de diâmetro.

O abastecimento de água deve chegar a 63 residências e dois estabelecimentos comerciais. “Há anos aqueles moradores aguardavam por uma solução”, comemorou o vereador Chiquinho que, em diversas oportunidades, ocupou expediente na Câmara para cobrar medidas emergenciais por parte dos setores competentes.

Mesmo a grande maioria dos moradores tendo poços no quintal de casa, a falta de água se tornou comum nos períodos de seca. “Muitas pessoas ficam sem ter água para beber, cozinhar e até tomar bando”, disse o vereador.

Há aproximadamente dois anos, um poço semiartesiano chegou a ser perfurado na comunidade, mas nunca conseguiu atender a demanda. A obra havia sido realizada pela prefeitura, com investimentos de R$ 40 mil por parte do Governo do Estado.

No ano passado, na Câmara, alguns vereadores disseram que apesar das caixas d’água e as bombas terem sido instaladas corretamente, o poço estava num local sem água. Atualmente, a comunidade vem sendo abastecida por caminhões pipa.

Rolar para cima