Vereadora destacou que algumas secretarias municipais não estão respondendo os requerimentos com as informações necessárias para vereadores repassarem à população
Durante a sessão desta segunda-feira, 4, durante as explicações pessoais, a vereadora Telma Bley (MDB) fez um desabafo. O assunto foi a qualidade das respostas dos requerimentos encaminhados para os vereadores por algumas secretarias municipais, e que em alguns casos, deixam a desejar, por serem muito vagas ou sem aproveitamento para que sejam repassados à comunidade.
A respeito de resposta como a do setor do Departamento de Trânsito de Canoinhas, a vereadora citou que “a resposta tem um texto que não diz nada do que foi questionado, sem propriedade do assunto, e ao final só dá para entender que estão estudando a questão do trânsito da cidade. Mas precisamos de ações, chega de tanto estudo”, enfatizou Telma.
“Pedimos um outro olhar para o trânsito de Canoinhas, que está um caos”, disse a vereadora. Telma ainda frisou que não se deve generalizar como insatisfatórias as respostas das secretarias municipais, mas quase 90% dos requerimentos que obtém respostas, segundo ela “são para encher linguiça”. “Os requerimentos não são meus, são pedidos que chegam até cada um de nós, e como vereadores, somos apenas interlocutores do povo. Quero esclarecer aqui que eu não invento requerimento, eu faço o que a comunidade me pede, das necessidades apontadas pelas pessoas que vivem aqui”, finalizou.
Chico Mineiro (PR) também destacou a importância das respostas por parte das secretarias para os requerimentos feitos pelos vereadores. “Justifico que já fui bem atendido pelo Detracan, mas existem algumas solicitações para outras secretarias que já foram feitas mais de uma vez, e ainda não obtivemos uma resposta satisfatória, como é o caso da limpeza do valetão, que não foi solucionada até hoje e já se passaram três meses”, criticou.
Em contraponto, o vereador Célio Galeski (PR) destacou que suas solicitações ao Detracan, sempre obteve retorno. “Todas as vezes procurei pessoalmente, fui bem atendido para solução dos meus pedidos, talvez por não haver a necessidade de responder por escrito, e às vezes quem faz as respostas do requerimento não é uma pessoa tão qualificada para tal trabalho”, finalizou.