MAJOR VIEIRA: Severgnini será diplomado prefeito na terça-feira

O segundo colocado nas eleições de 2012 em Major Vieira, Orildo Severgnini (PMDB), pediu e teve atendido o pedido de adiantamento da diplomação como prefeito do Município. Inicialmente, a Justiça Eleitoral havia marcado o ato para o próximo dia 28. No fim da tarde desta sexta-feira, 15, no entanto, o juiz eleitoral da comarca, Bernardo Augusto Ern, adiantou a diplomação para às 11h de terça-feira, 19.

Pouco antes, às 13h, Israel Kiem (PSD) e David Ferens Primo (PP), prefeito e vice respectivamente, entregaram os cargos ao assinar a intimação judicial que lhes dava ciência da cassação de mandato por compra de votos na campanha eleitoral de 2012.

Dessa forma, até a manhã de terça-feira, 19, o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Kizema (PT), responde pela prefeitura.

Sobre o pedido do PT de que a Justiça diplome o terceiro colocado nas eleições de 2012, Narciso Woichiecoski, o juiz eleitoral da Comarca se negou a apreciar o pedido, afirmando ser prerrogativa do TRE esse tipo de ação. O PT deve recorrer ao tribunal regional.

 

PREPARATIVOS

Severgnini disse neste sábado, 16, que está pronto para assumir a prefeitura, assim como estava em junho do ano passado quando no dia da diplomação foi informado de que Kiem e Primo haviam conseguido uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se manterem nos cargos. A possibilidade de a dupla cassada conseguir nova liminar não está descartada. Eles já tiveram cinco recursos negados pelo Tribunal Regional Eleitoral e um pelo TSE nas últimas semanas. A intenção de Kiem e Primo é suspender a decisão até que o plenário do TSE julgue o recurso. Não há previsão para isso ocorrer.

Perguntado sobre planos de gestão, Severgnini disse que sabe de rumores que a situação da prefeitura é caótica. Por isso, pretende trabalhar, inicialmente com os efetivos para fazer um diagnóstico da situação. “Quem quiser trabalhar comigo terá de ser voluntário”, afirma.

 

 

 

 

Rolar para cima