Virou rotina nas últimas semanas encontrar os semáforos das esquinas entre as ruas Caetano Costa e Francisco de Paula Pereira e Caetano Costa com a Vidal Ramos apagados ou no chamado ‘sinal intermitente’, ou seja, somente com a luz amarela piscando.
Na sexta-feira, 15, não havia luz nenhuma nas duas sinaleiras. Os motoristas tinham de se direcionar pela intuição. “O certo é as pessoas pararem e verem se está vindo carro na outra rua, mas no caso da Caetano Costa tem muita imprudência. As pessoas descem embaladas”, conta a funcionária de uma loja que fica próxima de uma das esquinas.
O caso já virou motivo de várias declarações indignadas dos vereadores.
Na segunda-feira, 18, vereador Paulo Glinski (PSD) apresentou requerimento pedindo que a prefeitura encaminhe à Câmara cópias dos empenhos, das notas de serviço e fiscais relativos aos valores gastos com manutenção e conserto dos semáforos desde o início de janeiro deste ano.
Conforme o vereador, é lamentável o município não ter capacidade de arrumar dois ou três sinaleiros localizados na área central. “A coisa continua vergonhosa e seria cômico se não fosse trágico”, falou.
Na semana passada, o pesedista já havia ocupado expediente para reclamar das constantes falhas nos equipamentos. “Semáforos de Canoinhas mais parecem enfeite de Natal, ficam piscando e não funcionam”, disse a época.
SOLUÇÃO
O responsável pelo Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Lorival Schipitoski, disse ao JMas que o problema deveria ser resolvido ontem à tarde.
Segundo ele, uma empresa de Rio do Sul, que vendeu os semáforos à prefeitura, tem vindo constantemente ao Município para resolver o problema. As tentativas da empresa, no entanto, têm sido em vão. Schipitoski disse que no sábado, 16, os dois semáforos que estão com problemas foram trocados por lâmpadas de LED, a exemplo dos demais. Mesmo assim, continuaram falhando. Segundo ele, o problema está no sinal de pedestre. Para resolver a questão, a empresa encomendou uma placa que deveria ser trocada ontem.
Sobre os perigos que o semáforo inoperante representa, o responsável pelo Detracan diz que a Polícia Militar tem sinalizado as vias com cones, visando evitar acidentes.