Com a realização da “Mateada” em frente à igreja São Francisco, no distrito do Campo D’Água Verde, no sábado, 23, a Câmara de Canoinhas finalizou a primeira etapa de recolhimento de assinaturas favoráveis à vinda da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) para um dos municípios do Planalto Norte Catarinense.
Só no último evento, que teve a participação da Rádio Nativa FM e da Erva-Mate Timbó, 222 pessoas deixaram seus apoios nos abaixo assinados. No total foram recolhidas 3.750 assinaturas. Além do legislativo canoinhense, associações de moradores, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e órgãos ligados às esferas de governo contribuíram com o movimento.
Para o presidente da Câmara de Canoinhas e um dos idealizadores da iniciativa, vereador João Grein (PT), o sucesso da mobilização demonstra a vontade da região em poder contar com uma universidade de ensino superior público e de qualidade. “O empenho dos órgãos representativos da sociedade na captação de apoios prova isso”, frisou.
Os abaixo assinados e as moções de apoio das entidades à causa serão juntados aos demais documentos recolhidos na região e levados pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) até a Reitoria Central da UFFS, em Chapecó, no dia 27 de agosto.
No mesmo dia, uma comissão da região deve reapresentar o projeto para o recebimento do campus e, inclusive, sugerir quais cursos atenderiam a demanda dos 49 municípios que formam a fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
Ainda esta semana, a Câmara de Canoinhas deve buscar novas assinaturas junto às escolas das redes municipal e estadual de ensino. Os abaixo assinados recolhidos serão, posteriormente, anexados aos atuais documentos e levados até o Ministério da Educação (MEC) em data ainda a ser agendada.