Deputados que nada trouxeram para a região têm sobrevoado a área nos últimos dias
Paraquedistas
Chegou a hora dos paraquedistas! Canoinhas e região conhecem essa história há muito tempo. Eleição se aproximando, é a hora de os políticos que nunca se preocuparam com Canoinhas e região pousarem por aqui. Querem o seu voto, nobre leitor.
O mais revoltante é que encontram guarida em gente que coloca o cidadão debaixo do braço e na maior cara de pau sai pedindo votos ao candidato. Nesta semana passou por Canoinhas o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen (PP). Pré-candidato a deputado estadual, Janssen disse em entrevista ao Correio do Norte que passou por aqui respeitando o território de Silvio Dreveck (PP), outro que pouco ou nada fez pela região e que tem como maior legado como presidente da Assembleia Legislativa a compra de um prédio no valor de R$ 8 milhões para acomodar a máquina estatal que ele ajuda a empurrar para a obesidade mórbida.
Na próxima semana, outro progressista estará por estas plagas. João Amin (PP), que tirou férias da Assembleia (além dos dois meses oficiais de recesso) para viajar com amigos para a Indonésia a fim de surfar, também quer o seu voto.
Tem gente de todos os partidos. Recentemente esteve aqui Carlos Chiodini (MDB), deputado estadual que quer alçar voos mais altos, quer ser deputado federal. Quando secretário de Desenvolvimento Econômico, Chiodini se irritou com o colunista quando este lhe perguntou sobre suas propostas para tirar Canoinhas da depressão econômica. Não tinha proposta nenhuma. Queria ser entrevistado para se autopromover.
Em 2014, Canoinhas ajudou nove deputados estaduais a e elegerem com 2.477 votos. Com essa soma poderíamos ter eleito além de Antonio Aguiar (PSD), Beto Passos (PSD). A capacidade de ambos pode ser amplamente discutida, mas é inegável, sempre, que um candidato local tem muito mais chances de fazer algo pela cidade do que um paraquedista.
Batata assando
Há tempos personagem contraditório do governo Beto Passos, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas, Paulo Machado, migrado a pedido de Passos de Blumenau, está com os dias contados no cargo, segundo fontes ligadas à prefeitura.
Confiança em queda
O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Santa Catarina (ICEI) registrou 48,7 pontos em julho. O valor é 1,2 ponto superior ao observado em junho, mas está abaixo da linha divisória dos 50 pontos que separa a confiança da falta de confiança na economia, informa pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O ICEI é calculado com base na avaliação das condições atuais e das expectativas dos empresários em termos de economia nacional, catarinense e empresa, segmentado para a indústria geral, indústria de transformação e construção civil.
Superconvenção
Onze partidos têm convenções marcadas para a manhã deste sábado, 21, em Santa Catarina. O delegados pessedistas irão confirmar a indicação de Gelson Merisio (PSD) a governador e também o nome de Raimundo Colombo para uma das vagas ao Senado. A convenção inicia às 10h, e aos poucos irão se juntando no plenário da Alesc as outras legendas com convenções marcadas para as 9h, assim que aprovadas as coligações para a disputa a governador e as chapas para as vagas de deputado federal e deputados estaduais. São eles PSB, PDT, PSC, PRB, PROS, Solidariedade, Podemos, PRP, PHS e PCdoB, que se somam à comemoração da largada para as eleições.
Candidato preso
Segundo deputado federal mais votado na história política de Santa Catarina, com 221.409 votos em todos os municípios catarinenses, o deputado João Rodrigues (PSD), que cumpre pena em regime semiaberto em Brasília, terá o seu nome homologado à reeleição na convenção estadual do PSD.
João Rodrigues aguarda para final de julho ou até dia 15 de março o julgamento de recursos jurídicos no Supremo Tribunal Federal (STF) ou no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que analisarão o mérito da sentença ou a prescrição da penalidade.